Sanidade Animal - Equipes de captura e controle de morcegos hematófagos recebem capacitação para registro de atividades em aplicativo
Controladores fizeram uso de ferramenta durante atividades práticas em abrigos naturais e artificiais
Entre os dias 11 e 15, equipes de servidores da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) que atuam na captura e no controle de morcegos hematófagos - principal transmissor da raiva dos herbívoros - estiveram na Regional da CDA em Campinas, onde receberam capacitação para a utilização do Survey 123, aplicativo que vai permitir o registro das fiscalizações e da localização de abrigos. O aplicativo já é utilizado pela Defesa Agropecuária para o registro das ações de vigilância que vêm sendo feitas em todo o Estado, relacionadas à Influenza Aviária de alta patogenicidade.
“A capacitação vem para otimizar ainda mais os trabalhos referentes ao controle dos morcegos e consequentemente, da doença que eles transmitem. Com o registro dos dados obtidos, nossas equipes terão a oportunidade de analisar, após as ações, diversos dados”, comenta Paulo Fadil, médico-veterinário e gerente do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH).
A atividade dividiu-se nas partes teórica e prática, sendo que na primeira, os servidores foram apresentados à interface do aplicativo e conheceram algumas funções. Já na parte prática, equipes dividiram-se entre os municípios da regional e percorreram abrigos naturais e artificiais, como por exemplo, bueiros e imóveis abandonados.
Para Expedito Fernandes, técnico agropecuário lotado na Regional de Sorocaba e que há anos compõe as equipes que atuam no controle do morcego, o uso do aplicativo traz benefícios para o trabalho desenvolvido pela Defesa Agropecuária. “Vai nos ajudar na localização, no desempenho das atividades e vai nos proporcionar mais informações atualizadas como por exemplo, saber quando e quem fez a última atividade em determinado abrigo”, destaca.
De acordo com Izabelle Cordeiro, médica-veterinária e epidemiologista do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal (DDSIA) da Defesa Agropecuária, o aplicativo é de fácil uso e vai englobar de forma objetiva, todas as informações necessárias para o registro das atividades.
Bruno Marinho e Izabelle Cordeiro foram os responsáveis por ministrarem as atividades teóricas
“Além disso, a partir do uso do aplicativo, passamos a cumprir uma exigência do PECRH e dessa forma, com o aplicativo e com as informações padronizadas, conseguimos ver em tempo real, onde estão sendo feitas as atividades, com qual frequência, informações sobre os abrigos, ou seja, todas as informações necessárias para a epidemiologia vão ser compiladas através do preenchimento de um único formulário”, explica. Izabelle.
“As informações coletadas ao longo do tempo vão permitir com que o trabalho nos próximos anos seja planejado de forma mais estratégica, pois já teremos toda a visão do Estado, qual a situação dos abrigos, como está sendo feita a atividade, qual o nível de dificuldade de se chegar em determinados abrigos, então serão boas informações para o planejamento estratégico do programa”, acrescenta.
Já para Bruno Marinho, epidemiologista que trabalha em conjunto com Izabelle, a atividade foi de grande valia a partir do interesse demonstrado por parte dos controladores. “Além disso, a ferramenta vai dar maior visibilidade e agregar valor ao trabalho de captura e controle da doença. A avaliação é super positiva a partir da interação durante as atividades teóricas que abordaram o uso da ferramenta e pela disposição dos controladores em ajustar daqui pra frente, junto à epidemiologia, o que for necessário”, avalia.
Dúvidas puderam ser retiradas durante apresentação da ferramenta
Para saber mais sobre as atividades do PECRH, acesse https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/programas/?/sanidade-animal/programa-estadual-de-controle-da-raiva-dos-herbivoros-pecrh/&cod=39.
Palestra
No quinta-feira (14), Fadil esteve no munícipio de Piedade, na Regional da CDA de Sorocaba para ministrar palestra sobre o controle e a prevenção da Raiva dos Herbívoros. Na ocasião, o gerente do programa apresentou as diretrizes do PECRH aos participantes e destrinchou as atividades de controle do morcego vetor da doença e reforçou a importância da vacinação.
Palestra em Piedade contou com participação de produtores e interessados no tema
Por Felipe Nunes