Sanidade Animal - III Circuito Estadual para Controladores de Javali realiza sua quarta capacitação
Quarta capacitação do ano aconteceu em Presidente Venceslau
Aconteceu na noite da última segunda-feira (31), no município de Presidente Venceslau, a quarta capacitação do ano para controladores de javali. A atividade, realizada pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) com o apoio do Clube de Tiro “A Muralha” integra o III Circuito Estadual para os controladores, que este ano, já passou pelas regionais de Piracicaba, Andradina e Catanduva. Na ocasião, foi responsável pela capacitação, o médico-veterinário e gerente do Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos (PESS), Artur Felício.
Em sua apresentação, o médico-veterinário fez um breve contexto do desenvolvimento da espécie no país, relacionou doenças zoonóticas com doenças de peculiar interesse do Estado, destrinchou a Resolução SAA 41/21 que estabelece os procedimentos para a vigilância epidemiológica, trânsito e destinação de carcaças de javalis e ainda, orientou os participantes quanto ao cadastro junto a CDA e sua importância dentro do Plano Integrado.
“Vocês controladores, após o cadastro junto à Defesa Agropecuária, passam a contribuir com o plano como agentes de vigilância em saúde única”, comentou o gerente do PESS.
Em sua palestra, Artur também relacionou a espécie suína com os morcegos hematófagos, com os cães, com os bovinos e humanos com a definição de saúde única que engloba pessoas, animais e o meio ambiente. “Vocês controladores, que têm contato direto com o animal, precisam se atentar quanto às doenças que vocês podem levar pra dentro de suas próprias casas, assim como acontece com os cães de caça que os acompanham”, relacionou o veterinário.
Achei a atividade de grande importância para o controlador. Esclareceu tudo ou quase tudo sobre amostras e envio de animais. Parabéns a todos que empenharam-se nesse trabalho e vamos fazer mais ações para a conscientização dos caçadores”, comentou Luciano Siqueira, representante do Clube de Tiro que apoiou a capacitação.
“Após a atividade, muitos caçadores, que já mexem há muito tempo com essa espécie, me ligaram para dizer que não tinham conhecimento sobre o número de doenças que podem ser causadas por meio do manejo ou do consumo. Muitos não imaginavam os riscos que nós corremos”, disse Neto, um veterano que também integra o clube apoiador.
Cerca de 40 pessoas participaram da atividade e foram arrecadados 53,5 kg de alimentos não perecíveis que foram entregues ao Fundo Social da Solidariedade do município.
Mais de 50 kg de alimentos foram doados ao Fundo de Solidariedade
Formulário de intenção
Para obter informações de quais regiões do Estado gostariam de receber uma capacitação sanitária para os controladores, está aberto formulário de intenção que pode ser acessado em https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=zbB4Oo58KUmD1RkKbMATZV9NVgvJiCRAhM4MOHuByhdUNUM0TVNWV1UxNVQ2UktNRFY3SlAzTTMxRi4u.
Por Felipe Nunes