Facebook Twitter Youtube Flickr
28/11/2023

Sanidade das Abelhas - Defesa Agropecuária presente no XXIII Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura

Atualizado em 28/11/2023 às 17h07

Renata e Maria Carolina (à esq.) ao lado de demais representantes paulistas

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) esteve, entre os dias 24 e 26 de novembro, no XXIII Congresso Brasileiro de Apicultura e IX Congresso Brasileiro de Meliponicultura, que aconteceu em Brasília. Na ocasião, representaram a CDA as médicas-veterinárias Renata Taveira e Maria Carolina Guido, gerente e gerente substituta do Programa Estadual de Sanidade das Abelhas (PESAb).

Durante os três dias de atividades, o congresso ofereceu aos participantes, minicursos, apresentações de trabalhos científicos, palestras e mesas redondas com informações valiosas para os criadores de abelhas.

“O evento proporcionou uma grande interação entre a academia, os serviços oficiais e os produtores”, comemora Maria Carolina.

Foram temas das palestras apresentadas por representantes de todo o Brasil, pautas como o efeito dos agrotóxicos na criação das abelhas, técnicas para criação de abelhas nativas, apiterapia, sanidade das abelhas, cadastro, regulamentação da criação e transporte das abelhas, registro de estabelecimentos junto aos órgãos de inspeção, selo arte, utilização das abelhas como polinizadores, normas e regulamentos de rotulagem de produtos das abelhas, entre outros.

“Um ponto de destaque em todos os discursos, desde a abertura até o encerramento do evento, foi a importância dos cadastros dos criadores de abelhas e a regularização das criações, seja de abelhas africanizadas, Apis melífera, ou abelhas nativas, para que possam ter direito à políticas públicas de impacto para a cadeia produtiva”, pontua Renata Taveira, que ao lado de Maria Carolina, faz parte da Comissão Técnico Científica (CTC), da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA).

Na ocasião, Maria Carolina e Renata apresentaram trabalho científico em formato de Banner intitulado “Vigilância Ativa para doenças das abelhas no Estado de São Paulo”. “Expor para os produtores o resultado do trabalho realizado pela Defesa Agropecuária é muito gratificante, é a transparência das ações do Serviço Oficial de São Paulo trabalhando em benefício dos apicultores e meliponicultores” relata Maria Carolina.

Maria Carolina e Renata apresentaram trabalho científico em formato de banner

Dentre as palestras, Renata Taveira abordou questões do Selo Arte em mesa redonda que tratou do “Registro de estabelecimentos junto aos órgãos de inspeção”. Já Maria Carolina, versou sobre “Doenças de Notificação Obrigatória para abelhas”.

Renata abordou em palestra, questões relacionadas ao SELO ARTE


Maria Carolina abordou as notificações obrigatórias para as doenças das abelhas

“Ficou claro durante o evento que os produtores estão procurando a regularização do comércio dos produtos das abelhas. Isso pode ser observado pela presença maciça de interessados e pelas várias perguntas que foram esclarecidas durante a mesa redonda realizada sobre esse assunto”, disse Renata Taveira.

Destaca-se também a grande troca de informações entre profissionais de nove órgãos estaduais de Defesa Agropecuária e do Governo Federal, representado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Estiveram presentes representantes do Amapá (AP), Bahia (BA), Minas Gerais (MG), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Sul (RS), São Paulo (SP) e Tocantins (TO).

Representantes das Defesas Agropecuárias de nove estados estiveram presentes

“A troca de experiências e o depoimento dos colegas resultou em aprimoramento e padronização das ações referentes às atividades do Programa Nacional de Saúde das Abelhas (PNSAb) realizadas pelos Estados”, encerra Maria Carolina.

Comissão Técnico Científica reunida durante Congresso

Saiba mais sobre o PESAb no link https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/programas/?/sanidade-animal/programa-estadual-de-sanidade-das-abelhas-pesab/&cod=68.

Por Felipe Nunes

x