Facebook Twitter Youtube Flickr
31/07/2023

Sanidade Vegetal - No Dia do Agricultor, Defesa Agropecuária apresenta em Limeira, ações em prol da citricultura

Atualizado em 31/07/2023 às 14h26

Palestra voltada a agricultores da região, contou com participação do público

Promovido pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), ambos órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) em conjunto com a secretaria municipal de agricultura, aconteceu em Limeira, na última sexta-feira (28), o “Encontro de Agricultores de Limeira e Região”. A ação, que contou com mais de 300 inscrições, teve como objetivo, apresentar aos presentes, uma série de palestras envolvendo as atividades desempenhadas pelos trabalhadores rurais em comemoração ao “Dia do Agricultor”, data celebrada nacionalmente no dia 28 de julho.

Estiveram presentes, na mesa de autoridades, o Prefeito municipal Mario Botion, a Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, o Vereador municipal Betinho Neves, representando a Câmara Municipal, Daves Willian Setin, engenheiro agrônomo e diretor da Regional da CDA em Limeira e o diretor da Regional da CATI, Fernando Tufanin.

Prefeito municipal discursou na mesa de autoridades

Para representar a Defesa Agropecuária, Daves, engenheiro agrônomo e diretor da Regional da CDA em Limeira, ministrou palestra sobre as ações em prol da citricultura. Em sua apresentação, Daves apresentou a estrutura da Secretaria e fez um apanhado geral da situação da citricultura na região. “Especificamente na região de Limeira a gente fica um pouco triste, pois é visível que a produção na região está perdendo força e muito disso é por descuido dos produtores que na maioria das vezes, precisam erradicar pomares por falta de ações de prevenção de doenças”, disse.

“Temos andado toda a região e ainda o que temos encontrado são pomares sem cadastro junto a CDA, pomares abandonados ou mal manejados além de produção de mudas em desconformidade com as legislações vigentes”, alertou o engenheiro agrônomo.

Para ilustrar as ações de Defesa, Daves abordou os “Dez Mandamentos contra o Greening”, material elaborado pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), do qual cinco deles, estão relacionados às ações realizadas pela Defesa Agropecuária. “São ações envolvendo o sistema de produção de mudas de citros e seus materiais de propagação, controle e monitoramento do psilídeo e inspeção e erradicação de plantas com sintomas”, comentou o palestrante.

Uma Van da Defesa também esteve presente na atividade para atendimento ao público

Levantamento de pomares abandonados

Devido ao contínuo aumento na incidência da doença denominada Greening (HLB) e o crescimento nas populações do inseto vetor da doença nos pomares do Estado de São Paulo, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA) tem intensificado as inspeções fiscalizatórias, visando o cumprimento da Portaria MAPA 317, de 21 de maio de 2021 e da Resolução SAA 88, de 07 de dezembro de 2021, que visam o controle e a redução na disseminação do Greening nos pomares Paulistas.

O foco principal das ações foi verificar quais as medidas preventivas estavam sendo adotadas nas propriedades fiscalizadas, e, na sequência, apresentar o que se preconiza nas legislações vigentes. Nos locais onde se verificou que havia inconsistências, os agentes fiscalizadores notificaram os proprietários à cumprirem as medidas legais previstas na base legal Federal e Estadual, dando assim, a oportunidade de adesão ao cumprimento da lei.

Por Felipe Nunes

x