Facebook Twitter Youtube Flickr
27/03/2023

Saúde Pública - Ações conjuntas com órgãos de defesa agropecuária do MS e de MG visam coibir trânsito irregular de produtos, animais e vegetais

Atualizado em 27/03/2023 às 17h27

Ação contou com participação das defesas agropecuárias de MS e MG

Entre os dias 6 e 10 de março, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) a partir do seu Departamento de Trânsito e Análise de Riscos (DETRAR) realizou ações de fiscalização envolvendo as regionais de Votuporanga, Jales, General Salgado e Fernandópolis. Dentre as ações, duas ganharam destaques com a participação da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul (IAGRO) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

“A integração com os Estados vizinhos facilitação a padronização dos procedimentos adotados neles e também auxilia a criar um ambiente propício de trabalho para caso seja necessária a mobilização imediata de recursos diante de uma eminente ameaça sanitária para o Estado de São Paulo”, comentou Erika Ramos Mello, médica-veterinária e diretora do DETRAR.

As ações envolvendo os órgãos estaduais aconteceram na Rodovia Percy Waldyr Semeghini (SP-543) no município de Ouroeste e na Rodovia Euclides da Cunha (SP-320) no município de Rubineia.

Além de coibir o trânsito irregular de animais e vegetais e seus produtos e subprodutos, ações em conjunto com demais órgãos estaduais fazem parte do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância de Febre Aftosa. “Além de necessárias para uma maior efetividade das atividades de defesa agropecuária”, completa a diretora do departamento.

“Registramos nossos agradecimentos aos órgãos de defesa agropecuária dos Estados vizinhos por prontamente atenderem ao chamado de São Paulo, colaborando para manter e melhorar o status sanitário brasileiro”, agradece Erika.

IMA e IAGRO participaram de ações conjuntas com a CDA

Por Felipe Nunes

x