SISBI-SISP - Serviço Brasileiro de Inspeção em São Paulo passa por sua primeira avaliação
Equipe do MAPA acompanhada por integrantes do CIPOA durante visita à estabelecimento
Entre os dias 06 e 10 de novembro, o Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (CIPOA) da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) recebeu a primeira auditoria, desde a equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção – Serviço de Inspeção de São Paulo (SISBI-SISP). A auditoria, realizada por representante do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) aconteceu na sede da CDA em Campinas (SP) e também contou com a vistoria a dois estabelecimentos registrados no sistema SISBI-SISP localizados nos munícipios de São Paulo e Cotia.
“Celebramos que não foram encontradas não conformidades durante a auditoria e o SISP o ainda recebeu elogios da equipe do MAPA quanto a sua estrutura de instalações e de procedimentos, bem como os dois estabelecimentos SISP-SISBI fiscalizados”, comemora João Gustavo Loureiro, médico-veterinário e diretor do CIPOA.
“A avaliação super positiva dos colegas do MAPA vem coroar o sério e engajado trabalho que vêm sendo feito não só pela equipe do CIPOA, mas por todos os colaboradores da CDA, da sede e das 40 regionais”, acrescenta João.
Alguns dos pontos auditados incluíram documentos, registros, ações de combate ao abate clandestino, realização de eventos de educação sanitária e a fiscalização rotineira nos estabelecimentos registrados tanto no SISP, quanto no SISBI-SISP.
O Estado de São Paulo conta hoje com 19 estabelecimentos SISBI-SISP e outros pedidos de equivalência estão sendo avaliados.
Auditoria de documentação aconteceu na sede da Defesa Agropecuária, em Campinas
“O Estado de São Paulo vai agora em busca de mais uma nova conquista e vamos submeter pedido de aumento de escopo do SISBI-SISP para o MAPA, a fim de que possamos albergar essa última categoria de estabelecimento que nos falta, que são os abatedouros”, comenta Luiz Henrique Barrochelo, coordenador da CDA.
SISBI-POA
O MAPA reconheceu, em 18 de março de 2022, com a publicação da Portaria SDA nº 547 a equivalência do Serviço de Inspeção Estadual de São Paulo (SISP), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA). Este reconhecimento possibilitou que os produtos fiscalizados pelo SISP pudessem ser comercializados em todo o país, aumentando a competitividade do produto paulista.
Para conferir um selo de equivalência e estampar o selo do SISBI em seus produtos, o estabelecimento que hoje é registrado junto ao SISP, precisa manifestar sua intenção junto a uma unidade da Coordenadoria de Defesa Agropecuária.
Saiba mais aqui.
Por Felipe Nunes