Facebook Twitter Youtube Flickr
30/01/2023

Vigilância ativa da Coordenadoria de Defesa Agropecuária contribui para barrar entrada da Influenza Aviária no país

Atualizado em 30/01/2023 às 15h52

Desde meados de outubro de 2022, quando casos de Influenza Aviária começaram a ser notificados em países da América Latina, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), através de seu Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA), vem intensificando suas atividades de vigilância para IA. “Além do trabalho de campo, A CDA tem atualizado seus meios de comunicação com instruções no sentido de mitigar riscos da introdução do vírus e também de orientar produtores, veterinários e o público em geral a respeito da importância da notificação de possíveis ocorrências de mortalidade súbita em aves”, comenta Paulo Blandino, médico-veterinário e gerente do PESA.

Incursão no complexo estuarino lagunar de Iguapé – Cananéia – Ilha Comprida

Dentre as ações já realizadas pelo programa, estão à incursão no complexo estuarino lagunar de Iguapé – Cananéia – Ilha Comprida, importante local de ocorrência de aves migratórias, onde foram coletadas amostras em aves de vida livre e também de subsistência de criações locais. “A ação visa também, a verificação da existência da circulação viral”, diz Paulo.

Na ocasião, foi estabelecida também, uma parceria entre a CDA e o Instituto de Pesquisas de Cananéia (IPEC). “Este órgão realiza monitorias diárias nas praias locais, ou seja, qualquer observação de mortalidade ou de aves com sintomas compatíveis à Influenza Aviária o PESA será imediatamente comunicado e amostras dessas aves serão colhidas para análise”, destaca o veterinário.

Reunião com integrantes do IPEC

Outra ação que vem sendo realizada pela Coordenadoria é uma série de palestras com integradoras e produtores das mais expressivas empresas avícolas, no sentido de apresentar a importância da doença na avicultura e no setor econômico do Estado, além das formas de mitigar os riscos. Uma das palestras está agendada para acontecer no próximo dia 9 no município de Amparo, importante região avícola do Estado.

“O PESA estabeleceu também contato e parcerias com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e com a Associação de Zoológicos e Parques Florestais do Estado, também visando à orientação de ser estabelecido a vigilância em aves, a notificação em casos de ocorrências de mortalidades e assim a coleta de amostras”, acrescenta o gerente do PESA.

Para dar sequência às atividades, o PESA dará início a vigilância e colheita de amostras em criações de subsistência do Estado, localizadas em pontos de ocorrências de rotas de aves migratórias, onde se prevê a colheita de mais de três mil amostras em 85 locais, situados em 72 municípios paulistas.

Por Felipe Nunes

x