Sanidade das Abelhas - Cerimônia em Botucatu oficializa entrega de rastreadores para uso em apiários do Pólo Cuesta
Foram entregues 160 rastreadores
Aconteceu na última sexta-feira (2), na Regional de Botucatu da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), cerimônia realizada pelo Arranjo Produtivo Local (APL) do Pólo Cuesta que oficializou a entrega de rastreadores que serão usados na prevenção de furto e roubo de apiários na região. Estiveram presentes na ocasião, representantes da Defesa Agropecuária, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Policia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, do SEBRAE, da empresa Suzano Papel e Celulose, entre outros.
Foram entregues 160 equipamentos que farão o monitoramento 24 horas dos apiários dos associados das associações de apicultores de Itatinga (Apicuesta), de Botucatu (AAB) e de Avaré (AAMARE). “É uma conquista conjunta de todos esse agentes que atuam em prol da sanidade das abelhas”, comentou Joel de Andrade, presidente da Apicuesta.
Equipamentos foram entregues aos presidentes das associações do Pólo Cuesta de Botucatu
Os equipamentos, junto com as câmeras de alta resolução, já utilizadas nos apiários, visam contribuir com o trabalho realizado pelo Grupo de Investigação em Área Rural (GIAR) da Polícia Civil, que já vê uma redução significativa no número de ocorrências. “É mais uma ferramenta que veio para assegurar o trabalho do produtor rural que muitas vezes trabalha o ano inteiro e que por vezes tem seu trabalho roubado”, destaca Luciano Guido, encarregado do GIAR em Botucatu.
Diretora do DECESUN falou em nome da Defesa Agropecuária
Para Maria Carolina Guido, médica-veterinária e diretora do Departamento de Capacitação e Educação em Saúde Única (DECESUN), a entrega dos equipamentos é o resultado positivo alcançado a partir do trabalho conjunto entre diversas instituições. “Os parabéns vão todo para o arranjo produtivo local que conseguiu articular o setor produtivo, o setor privado e o setor público em prol da sanidade das abelhas da região. Somente assim é que conseguiremos seguir prosperando, mantendo a vida desses importantes agentes que são as abelhas”, enfatizou.
Para saber mais sobre as atividades desenvolvidas pela Defesa Agropecuária em prol da sanidade das abelhas, acesse https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/programas/?/sanidade-animal/programa-estadual-de-sanidade-das-abelhas-pesab/&cod=68.
Por Felipe Nunes