Suinocultura - Defesa Agropecuária inicia colheitas do Plano Integrado de Doenças dos Suínos
Com o objetivo de comprovar que São Paulo é zona livre de Peste Suína Clássica (PSC) e atestar a qualidade do rebanho paulista, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) deu início no mês de fevereiro, às ações de vigilância do Plano Integrado de Doenças dos Suínos estipulado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). No primeiro semestre, a CDA realiza dois componentes do plano que consistem em vigilância clínica em 18 propriedades e vigilância sorológica em outros 40 locais. Cerca de 500 amostras de soro sanguíneo devem ser tomadas para avaliação laboratorial.
Colheitas estão sendo feitas em 38 das 40 regionais da Defesa Agropecuária
No plano, além dos componentes que estão sendo realizados pela CDA em 38 das suas 40 regionais, há ainda, outras três etapas que consistem em inspeção em abatedouros, atendimento às notificações e sorologia em suínos asselvajados (javalis).
“Estamos novamente, realizando o trabalho que vai continuar conferindo a São Paulo a manutenção da certificação de zona livre de PSC, garantindo a valorização dos produtos da suinocultura paulista”, comenta Artur Felício, médico-veterinário e gerente do Programa Estadual de Sanidade Suídea.
Atualização cadastral
Também está em andamento a atualização cadastral da população de suínos, que teve início no mês de janeiro. Durante a campanha, proprietários e todos aqueles que a qualquer título tenham alguma das espécies em seu poder ou guarda, devem cadastrar e/ou atualizar a quantidade destes animais até o dia 7 de junho.
O cadastro, que vai ser o censo da população, visa obter informações acerca das espécies, sexo, faixa etária e propriedade ou local onde se encontram.
Para a atualização do cadastro no sistema informatizado de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE), o proprietário deve preencher o formulário que pode ser acessado em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/arquivos/sanidade-animal/declaracao.docx e entregá-lo, preferencialmente por e-mail e em formato digital em uma das unidades da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) mais próxima.
Os endereços das 40 regionais da Defesa Agropecuária e demais contatos podem ser acessados em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/enderecos/.
Por Felipe Nunes