Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
10/10/2005

Curso CFO: Greening é o enfoque principal.

A presença do HLB (greening) nos laranjais do estado de São Paulo tem exigido da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, providências rápidas e efetivas para atender as necessidades do setor produtivo e as exigências impostas pelo mercado importador.

Com o objetivo de completar as informações necessárias para que os engenheiros agrônomos, responsáveis técnicos por viveiros possam identificar e diagnosticar a presença da praga, a CDA fará realizar no dia 20 de outubro, no Centro Apta Citrus “Sylvio Moreira”, em Coordeirópolis/SP, o curso de extensão para emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) em citros. Todos os 572 engenheiros agrônomos da iniciativa privada cadastrados para outras pragas dos citros precisarão atualizar os conhecimentos em função do aparecimento do HLB (greening). O CFO é o documento que garante a certificação de origem dos produtos, para que o produtor possa retirar a permissão de trânsito para transportar seus produtos para outros estados ou para exportação.

Segundo Mário Sérgio Tomazela, diretor do Grupo de Defesa Sanitária Vegetal, “as medidas implementadas no estado de São Paulo, que é o maior produtor mundial de citros e grande exportador, têm repercussão mundial com reflexos na balança comercial. A recente visita da missão européia ao Estado é um exemplo da preocupação dos países importadores pelas medidas que são implantadas pela Defesa Agropecuária”.

Os assuntos abordados, além do greening são a pinta preta, mosca das frutas e verrugose que são pragas de peculiar interesse e o sistema nacional de proteção fitossanitária

Informações sobre o curso e inscrição, podem ser obtidas através do site www.cda.sp.gov.br.

SERVIÇO: Curso de extensão do CFO - Greening Data: 20-10-2005 Local: Centro Apta Citrus "Sylvio Moreira" - Rod. Anhangüera, km 158 - Cordeirópolis/SP - Tel.: (19)3546-1399. Teresa Paranhos – Assessoria de Imprensa/CDA – Tel.: 19-3241-4700, ramal 2283