Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
16/06/2008

Greening: São Paulo discute a doença de citros com o Ministério da Agricultura.

O secretário-adjunto de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Julio Junqueira de Queiroz, participa de audiência com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, em Brasília, nesta terça-feira (17 de junho), a partir das 15 horas. Na ocasião, apresenta as medidas tomadas pelo Estado no combate ao greening, doença que afeta os pomares paulistas. O encontro reúne também integrantes do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) e outras entidades do setor de todo o País

Na reunião, o secretário falará sobre a recém-admissão de 356 novos profissionais para a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão responsável pela sanidade animal e vegetal do Estado de São Paulo, incorporados no trabalho de combate à doença.

Sobre a solicitação do setor para uma campanha de conscientização do produtor, o secretário afirmará que o Governo do Estado está elaborando uma campanha de mídia focada no papel do citricultor na inspeção e erradicação das plantas doentes dos seus pomares. Serão apresentados também os dez seminários regionais que vão ocorrer, no próximo mês, nas principais regiões produtoras.

“O objetivo é envolver o citricultor e conscientizá-lo de que esta guerra contra o greening passa pelo trabalho sanitário de cada propriedade”, afirma Queiroz. Ele mostrará os números de autuações efetuados pela defesa agropecuária.

No evento, São Paulo solicitará ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recursos para formar uma força-tarefa de combate ao greening com fundos do Ministério e da Secretaria para admissão de fiscais para atuar durante um período num combate mais efetivo.

INFORMAÇÕES:

Assessoria de Comunicação - Tel. 11 5067-0069 - Euzi Dognani/Adriana Rota - www.agricultura.sp.gov.br