Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
24/03/2009

Seringueira é tema de palestras em Barretos.

24/03/2009 - A Coordenadoria de Defesa Agropecuária – CDA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e o Sindicato Rural do Vale do Rio Grande realizam no próximo dia 26 de março, quinta-feira, a partir das 13h30, um ciclo de palestras sobre seringueira com o objetivo de discutir e atualizar informações sobre a cultura.

A seringueira é uma cultura tradicional na região de Barretos e tem importância econômica e histórica, pois está presente na região desde 1960. Merece destaque o fato de ser a única cultura que não perdeu área para a cana de açúcar nos últimos cinco anos.

Na região existem 3,6 milhões de pés de seringueira. O município de Barretos é o terceiro maior produtor, com 1,2 milhões de pés, perdendo apenas para São José do Rio Preto e General Salgado.

Paulo Fernando de Brito, diretor do Escritório de Defesa Agropecuária de Barretos enfatiza que “os convidados para as palestras trarão informações importantes sobre o mercado da borracha natural e informações recentes da pesquisa, pois o setor, como qualquer outro, passa por momentos de crise”, que pode ser superada com esforço conjunto e troca de experiências entre produtores, pesquisadores e demais interessados no processo de produção e comercialização do produto.

SERVIÇO:

Palestras sobre Seringueira

Data: 26 de março de 2009

Local: Sindicato Rural do Vale do Rio Grande – Praça Francisco Barreto, 242 – Barretos / São Paulo.

PROGRAMAÇAO:

13:30 h – abertura – Presidente do Sindicato Rural do Vale do Rio Grande - Cyro Ferreira Penna Júnior

14:00 h – palestra “Clones de Seringueira para Estado de São Paulo” – Dr Paulo de Souza Gonçalves – Pesquisador Cientifico do Instituto Agronômico de Campinas/Apta/SAA

15:00 – palestra “Mercado da Borracha Natural no Brasil” - Prof.dr. Marcos Silveira Bernardes - Piracicaba /ESALQ / USP - Universidade Estadual Paulista.

16:15 – palestra “Importância da seringueira para região de Barretos e alternativas para o produtor” - Eng. Agr. MS. Paulo Fernando de Brito - Escritório de Defesa Agropecuária de Barretos/CDA/SAA.

INFORMAÇÕES:

Assessoria de Comunicação Tel: (11) 5067-0069 – www.agricultura.sp.gov.br - Euzi Dognani/Adriana Rota/Nara Guimarães

Assessoria de Imprensa CDA - Tel: (19) 3241-4700 - Teresa Paranhos