21/12/2012

Defesa desarticula “triparia” clandestina em Cafelândia-SP.

Atualizado em 21/12/2012 às 00h00

Defesa desarticula “triparia” clandestina em Cafelândia-SP.

21-12-2012 - A Defesa Agropecuária paulista, em ação conjunta com Vigilância Sanitária do município de Cafelândia-SP, Polícia Militar, Prefeitura Municipal e Serviço de Inspeção Federal, desarticulou no último dia 19 de dezembro um estabelecimento que preparava envoltórios bovinos para serem entregues a açougues e empresas de embutidos em todo o estado de São Paulo. As tripas apreendidas lotaram as carrocerias de dois caminhões basculantes, cedidos pela prefeitura, e foram conduzidas até a graxaria de um frigorífico no município de Lins. O proprietário foi autuado e a matéria prima apreendida e condenada.

Segundo Luiz Carlos Munhoz, médico veterinário do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Ourinhos, o estabelecimento atuava sem registro em um órgão oficial sanitário e manipulava grande quantidade de tripas, desrespeitando todo e qualquer procedimento de boas práticas de fabricação. “A possibilidade de contaminação dos embutidos preparados com os envoltórios ali processados é praticamente certa”, relatou.

O médico veterinário João Gustavo Pereira Loureiro, do EDA Catanduva, ressalta que “devido à grande quantidade de matéria prima e a complexa logística da ação, a harmonia entre as distintas equipes foi imprescindível. Da chegada ao estabelecimento clandestino à desnaturação da matéria prima atuaram mais de vinte profissionais de diferentes órgãos oficiais”. (Com informações do EDA Catanduva).

Assessoria de Imprensa/Defesa Agropecuária - 19 - 3045-3350