Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
12/04/2012

São Paulo envia equipes técnicas para o Mato Grosso do Sul.

12-04-2012 - Desde a última segunda-feira (09/04), equipes técnicas da Coordenadoria de Defesa Agropecuária foram deslocadas para o estado do Mato Grosso do Sul, para colaborar com a Agência Estadual de Defesa Sanitária e Vegetal (Iagro) nas ações de vigilância, fiscalização e vacinação oficial do rebanho bovino contra a febre aftosa, em assentamentos rurais, aldeias indígenas e periferia da linha de fronteira com o Paraguai.

O primeiro grupo, formado por cinco equipes técnicas, compostas por um médico veterinário e um técnico agrícola irá permanecer no trabalho de cooperação com o Mato Grosso do Sul até o dia 25 de abril. Findo este período, outras cinco equipes serão enviadas

Segundo Heinz Otto Hellwig, coordenador da Defesa Agropecuária paulista, “os técnicos que participam da ação são treinados e têm experiência de trabalho a campo. O estado de São Paulo é referência no país pelo seu empenho na vigilância ativa; por manter os índices de vacinação acima de 98,5 por cento a cada etapa; e pelas ações que são desenvolvidas visando alcançar o status sanitário como livre de febre aftosa sem vacinação”.

A colaboração de técnicos, solicitada pelo Mato Grosso do Sul, deve-se a situação de alerta sanitário referente à febre aftosa no país vizinho e a demanda técnica da necessita para o desenvolvimento das atividades de defesa sanitária na região.

A Defesa Agropecuária, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo tem colaborado com outros Estados da federação em ações específicas. Já realizou ações conjuntas com o estado de Santa Catarina em fiscalização de fronteira, e com o Maranhão, em ação relacionada ao controle da raiva dos herbívoros. O estado de São Paulo tem se colocado à disposição dos demais Estados em apoio às ações de defesa agropecuária.

CONTATO:

Assessoria de Imprensa – 19 – 3045.3350 – Teresa Paranhos