Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
23/05/2017

A Secretaria leva conhecimento a crianças da zona urbana da capital

Uma série de palestras para crianças com idade entre 9 e 14 anos, que vivem em área de preservação ambiental e frequentam o Centro da Criança e do Adolescente (CCA) Frei Reginaldo, na Vila da Paz, região Sul do município de São Paulo, está sendo realizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A inciativa tem parceria com o Centro Comunitário São Pancrácio (Grupo Inter-Karitas), que desenvolve o projeto socioambiental “Sonho de Manancial Billings – Guarapiranga”.

As palestras estão sendo ministradas pelos profissionais do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de São Paulo, que é uma das 40 regionais da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria.

Levantamento realizado pelo Centro Comunitário mostrou que apesar de as crianças residirem em uma região de mananciais, elas pouco conhecem sobre a importância da área em que vivem. “Muitas das crianças não conhecem as represas (Guarapiranga e Billings, importantes reservatórios de água da Região Metropolitana de São Paulo) que estão localizadas a poucos quilômetros daqui. É por isso que implantamos o projeto socioambiental para passar noções básicas de proteção do meio ambiente e crimes ambientais”, disse Wanda Liberatore, representante Centro Comunitário São Pancrácio.

Para atender a esta solicitação, os engenheiros agrônomos e médicos veterinários do EDA elaboraram o projeto de Educação Sanitária da Defesa Agropecuária para a Comunidade, voltado ao público urbano, para que pudesse ser compreendido e assimilado pelas crianças, ajudando na conscientização sobre a proteção e preservação do meio ambiente, e temas relevantes da atividade rural, visto que a região compreende remanescentes importantes de Mata Atlântica, mantendo grande parte de mata nativa, com biodiversidade preservada e área de produção agrícola, além de ser estratégica para a vida da cidade de São Paulo.

“Essas palestras levam conscientização a uma importante parte da população, nossas crianças. Transferir conhecimentos e conservar o meio ambiente são orientações do governador Geraldo Alckmin para nós da Secretaria”, destacou o secretário Arnaldo Jardim.

Já foram apresentadas palestras sobre o uso dos agroquímicos, com foco nos cuidados na aplicação (uso do Equipamento de Proteção Individual) e no plantio, e sanidade dos bovídeos, com enfoque na proteção dos animais com relação à febre aftosa e brucelose (que nesse caso pode ser transmitida ao homem).

“Vamos falar sobre saudabilidade dos alimentos, destacando a sanidade e higiene nos produtos de origem animal e também sobre a importância da fiscalização dos produtos de origem animal. Vamos encerrar com a parte de doenças dos equinos, porque na região existem muitos produtores que têm esses animais criados em quintais”, disse Maria Carolina Guido, médica veterinária do EDA.

A próxima palestra está agendada para o dia 12 de junho quando serão abordados os cuidados com o solo agrícola demonstrando a perda (assoreamento e erosão) e as consequências ao meio ambiente com demonstração prática sobre o que acontece com a água na penetração do solo. Outro tema que será abordado é a raiva dos herbívoros (transmissão da raiva animal e sobre os morcegos hematófagos).

Maria Carolina destacou que está sendo boa a receptividade. “Estamos em uma área urbana e impressiona o interesse das crianças, fazendo perguntas inteligentes e fundamentadas, mostrando que estão ávidas por aprender e que serão multiplicadoras dos conhecimentos”, completou.

O CCA Frei Reginaldo, Vila da Paz, que fornece acompanhamento escolar, recreação, atividades artísticas e alimentação a 190 crianças e adolescentes, foi a primeira entidade escolhida para a implantação do projeto socioambiental - que já foi ampliado para o CCA Jardim Silveira e será estendido a outras nove instituições localizadas na área dos mananciais.

Por Teresa Paranhos

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

19 - 3045.3447