Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
19/01/2017

EDA Catanduva realiza reunião técnica com responsáveis técnicos de estabelecimentos SISP

Os médicos veterinários da região de Catanduva responsáveis técnicos (RT) dos 11 estabelecimentos com registro junto ao Serviço de Inspeção do Estado de São Paulo (Sisp), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento paulista, se reuniram no dia 17 de janeiro, no Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Catanduva. A reunião teve como objetivos a divulgação e a implantação da Portaria 22, de 27 de outubro de 2016, que aprova regulamento técnico de boas práticas de fabricação para estabelecimentos com inspeção estadual.

“Na reunião foi apresentada ainda a nova plataforma online da declaração mensal de produção via Gedave”, explicou o médico veterinário da Secretaria João Gustavo P. Loureiro, que junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) atua na inspeção de produtos de origem animal no EDA.

Sobre a Portaria 22, Cesar Daniel Krüger, diretor do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cipoa), da Coordenadoria, enfatizou que “a implantação da nova norma técnica por parte dos estabelecimentos minimizará riscos, sendo de suma importância na busca de alimentos mais seguros”.

A nova plataforma online da Declaração Mensal de Produção, por meio do sistema informatizado Gedave, não visa apenas dinamizar o trabalho da Defesa Agropecuária. Como explicou a médica veterinária do Cipoa, Maria Fernanda Garnica, “a nova plataforma visa trazer facilidade aos estabelecimentos, uma vez que seus RTs não mais precisarão se deslocar todos os meses até a sede do EDA para protocolarem suas declarações”. Maria Fernanda explicou ainda que a declaração de produção do mês de janeiro de 2017 deve ser realizada até o dia 15 de fevereiro.

Na região do EDA de Catanduva estão registrados junto ao Sisp três abatedouros frigoríficos, 1 usina de beneficiamento de leite, 3 entrepostos de carnes e derivados, 3 fábricas de conservas e 1 entreposto de mel e cera de abelhas.

A iniciativa faz parte de uma ação que coordenada pelo Cipoa e que deverá ser realizada em todas as regionais do Estado

Por Teresa Paranhos

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

(19) 3045.3350