Facebook Twitter Youtube Flickr

Coordenadoria de Defesa Agropecuária no Brasil

Postado em 27/02/2023 às 13h31 | Por Assessoria de Comunicação CDA

A participação técnica da Defesa Agropecuária em eventos pelo Brasil

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) continua atuando em diversas partes do país. São participações em congressos, palestras e apresentações em eventos relacionados às sanidades animal e vegetal e demais atividades que visam o aprimoramento de quem defende a sustentabilidade do agronegócio paulista.

 

Em fevereiro a Defesa esteve em:

Treinamento prático do PNSAb em Mato Grosso do Sul

Renata Taveira (à esq.) esteve na sede da Defesa Agropecuária do MS

Entre os dias 6 e 9 de fevereiro, a médica-veterinária Renata Taveira, gerente do Programa Estadual de Sanidade das Abelhas (PESAb), esteve no Mato Grosso do Sul, representando a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), durante treinamento prático referente ao Plano Nacional de Sanidade das Abelhas (PNSAb), sediado pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul (IAGRO).

As atividades tiveram início na manhã do dia 06 na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) com apresentação prévia da programação do evento e do instrutor responsável, Pedro Santos. O treinamento foi desenvolvido em parceria com o SENAR MS, com uma grade desenvolvida especificamente para o Serviço Oficial, com orientação da gerente do programa de saúde das abelhas da IAGRO, Noirce Lopes da Silva.

Dentre os temas debatidos durante a atividade estavam a história da introdução da criação de abelhas no Brasil, abelhas nativas e cruzamento das raças até o domínio das abelhas africanizadas para a apicultura produtiva.

Neste mesmo dia, Renata foi responsável por proferir uma das palestras a qual teve como tema, “Protocolos de atendimento à notificação de mortalidade em abelhas”. A médica-veterinária apresentou aos presentes o organograma da CDA, histórico do PESAb e procedimentos adotados referentes às notificações de mortalidade, além de apresentar os resultados obtidos entre 2020 e 2022.

Atividade contou com atividades práticas

“Ao ressaltar a parceria com o Instituto Biológico, responsável pelos diagnósticos de doenças e intoxicações, vale destacar que a IAGRO também usam o serviço do Biológico, uma vez que o Estado não possui laboratório credenciado”, comenta a gerente do PESAb.

Na sequência do treinamento, foram abordadas as características da biologia das abelhas a partir da utilização de uma colmeia didática. Doenças de interesse da defesa sanitária como Cria Pútrida Americana, Cria Pútrida Europeia, Pequeno Besouro das Colmeias, Varroatose e Tropilaelaptose também destrinchadas pelos palestrantes durante a atividade.

No dia 8, os participantes se deslocaram até um apiário didático dentro da UFMS para realização de parte prática. Após paramentação, foi realizada demonstração de como acender o fumigador e também, de como acessar o apiário. Abertura de colmeias, colheita de material e visita a meliponário também estiveram entre as atividades práticas.

No mesmo dia houve discussão entre os participantes acerca dos principais aspectos sobre a colheita de material e acondicionamento de amostras para envio ao laboratório. A atividade encerrou-se com uma visita à sede da IAGRO e ao meliponário do Parque das Nações Indígenas, acompanhada da gerente do PESAb do MS, Noirce Lopes da Silva.

“Trata-se de uma localidade vizinha à nossa e por isso existe muita migração de colmeia entre os Estados, então essa troca de experiências e essa interação entre os programas é de extrema importância”, disse Renata sobre sua participação.

Por Felipe Nunes

x