Facebook Twitter Youtube Flickr
06/07/2005

SIGATOKA NEGRA DOS BANANAIS: ENCONTRO DISCUTE NOVA LEGISLAÇÃO

Atualizado em 06/07/2005 às 00h00

No evento também serão apresentadas técnicas de manejo da cultura e variedades tolerantes à doença (06/07)

Acontece nesta quinta-feira (07/07) a partir das 13h30 em Registro, Encontro de Bananicultores, realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O objetivo é apresentar e discutir a nova legislação para comercialização de banana em todo o país, além de exposição sobre manejo da lavoura e variedades tolerantes à doença da sigatoka negra, que vem atacando os bananais de várias regiões produtoras paulistas. Na abertura do encontro, a secretaria também fala sobre a performance da linha de financiamento de renovação dos bananais e contratação de novos pesquisadores para a região.

A Instrução Normativa do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento prevê a criação de zonas de mitigação de riscos, isto significa que com processos de redução de risco da sigatoka negra como lavagem dos frutos com solução de sulfato de alumínio e água clorada na pós-colheita, o bananicultor pode comercializar o fruto normalmente em todo o país. Também fica autorizado a comercialização de mudas in vitro ( de laboratório) produzidas no estado com foco da doença. Além deste painel, os técnicos da Secretaria também falarão de manejo e variedades tolerantes, e apresentação do quadro da doença no estado de São Paulo.

O fungo da sigatoka negra, doença originária das Ilhas Fiji ( no Pacífico), foi identificado em 1998 nos municípios amazonenses de Benjamin Constant e Tabatinga, de onde se espalhou para os outras regiões brasileiras. O fungo é levado pelo vento, chuva ou transporte da fruta, tem alta capacidade de disseminação, não contamina o fruto, portanto não é prejudicial à saúde humana. No entanto, a doença mata a planta rapidamente trazendo enormes prejuízos econômicos

Serviço:

Encontro de Bananicultores

Dia 07 de julho

Local: Clube K.K.K - Avenida Prefeito Jonas Banks Leite, 57 – Centro – Registro-SP

13:30h – 14h - Abertura

14h – 15h - Nova legislação de mitigação de risco para banana

Mário Sérgio Tomazela– diretor do Grupo de Defesa Sanitária Vegetal da CDA – Coordenadoria de Defesa Agropecuária

Berenice Buso Spir – Eng. Agr. – Programa de Sigatoka Negra da CDA

15h – 16h - Manejo da cultura de banana com Sigatoka Negra e apresentação de variedades tolerantes à doença

Luiz Antônio de Campos Penteado – Diretor do Escritório Des. Rural de Registro

Wilson da Silva Moraes – Eng. Agr. da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA

x