Facebook Twitter Youtube Flickr
28/11/2007

Aftosa: Sexta-feira (30/11) é o último dia para vacinar o gado.

Atualizado em 28/11/2007 às 00h00

Aftosa: Sexta-feira (30/11) é o último dia para vacinar o gado.

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, responsável pela sanidade animal e vegetal no Estado informa que pecuarista tem até o dia 30/11 para vacinar bovinos e bubalinos contra a febre aftosa no estado de São Paulo. Realizada a vacinação, o pecuarista tem até o dia 10 de dezembro para comprovar a vacinação junto ao Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) da região.

Para atualização do cadastro é preciso levar a nota fiscal da vacina, a relação dos animais vacinados, o RG e CPF do proprietário, assim como o CNPJ da propriedade e o nome das propriedades vizinhas como referência.

Caso deixe de vacinar e também de comprovar a vacinação, o pecuarista estará sujeito às penalidades impostas pela legislação.

A mesma regra vale para a imunização contra a raiva dos herbívoros, que inclui os rebanhos bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e eqüinos. Neste caso o procedimento é o mesmo para os criadores das três regiões do Estado: Mogi das Cruzes, Guaratinguetá e Pindamonhangaba, onde a vacinação ainda é obrigatória.

A campanha contra a febre aftosa acontece todos os anos nos meses de maio e novembro. Este ano o estado de São Paulo já completou 11 anos sem registro da doença e 40 anos de campanha visando à erradicação da febre aftosa.

Teresa Paranhos

Assessoria de Imprensa/CDA

19 - 3241-4700, ramal 2283

x