Aftosa: Sexta-feira (30/11) é o último dia para vacinar o gado.
A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, responsável pela sanidade animal e vegetal no Estado informa que pecuarista tem até o dia 30/11 para vacinar bovinos e bubalinos contra a febre aftosa no estado de São Paulo. Realizada a vacinação, o pecuarista tem até o dia 10 de dezembro para comprovar a vacinação junto ao Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) da região.
Para atualização do cadastro é preciso levar a nota fiscal da vacina, a relação dos animais vacinados, o RG e CPF do proprietário, assim como o CNPJ da propriedade e o nome das propriedades vizinhas como referência.
Caso deixe de vacinar e também de comprovar a vacinação, o pecuarista estará sujeito às penalidades impostas pela legislação.
A mesma regra vale para a imunização contra a raiva dos herbívoros, que inclui os rebanhos bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e eqüinos. Neste caso o procedimento é o mesmo para os criadores das três regiões do Estado: Mogi das Cruzes, Guaratinguetá e Pindamonhangaba, onde a vacinação ainda é obrigatória.
A campanha contra a febre aftosa acontece todos os anos nos meses de maio e novembro. Este ano o estado de São Paulo já completou 11 anos sem registro da doença e 40 anos de campanha visando à erradicação da febre aftosa.
Teresa Paranhos
Assessoria de Imprensa/CDA
19 - 3241-4700, ramal 2283
Leia mais...
-
05/04/2018São Paulo apresenta estratégias para a campanha de vacinação contra a febre aftosa e comemora o avanço do status do País
-
03/04/2018AVISO DE PAUTA: Estratégias para a campanha de vacinação contra febre aftosa serão apresentadas dia 4, em Bauru
-
02/06/2017Termina no dia 7 de junho o prazo para o produtor entregar a declaração de vacinação do rebanho contra febre aftosa