Certificação fitossanitária de origem é tema de Workshop em Campinas.
O enfoque é para os requisitos necessários ao trânsito e exportação de produtos vegetais.
Com o objetivo de promover o entendimento do publico específico aos procedimentos que serão adotados pela Defesa Agropecuária (CDA) e pelos produtores na comercialização de sementes e mudas visando atender os requisitos do mercado nacional e internacional, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e apoio da Associação Paulista dos Produtores de Sementes realizará nos dias 29 e 30 de maio em Campinas, um Workshop que terá como enfoque às Instruções Normativas 37 e 38, do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Estas instruções regulamentam todo o comércio e o trânsito de produtos de origem vegetal no território nacional e para exportação, em atendimento às exigências internacionais.
O evento deverá reunir representantes dos diversos seguimentos de produtores e comerciantes de sementes e mudas, e autoridades influentes o agronegócio nacional. Já está confirmada a participação de representantes de defesa agropecuária de 11 Estados (RS, SC, PR, SP, MG, ES, RJ, MS, MT, GO e BA), que representam quase de 80 % do PIB do agronegócio brasileiro. Segundo Mário Sérgio Tomazela, diretor do Grupo de Defesa Sanitária Vegetal da CDA, “o objetivo do encontro é estabelecer diretrizes e procedimentos par que o produtor continue exportando e com competitividade”.
A CDA visando atender a demanda do Estado, que é um importante produtor e exportador de sementes, promoveu no mês de março, um curso para habilitar engenheiros agrônomos e florestais para emissão de certificado fitossanitário de origem (CFO), que é o documento que garante a certificação de origem dos produtos e subsidia a Defesa Agropecuária na emissão da permissão de trânsito vegetal (PTV), que possibilita ao produtor comercializar seus produtos para outros estados e para exportação.
O Brasil é grande exportador de sementes para o Sul dos Estados Unidos, América Latina e Países da África. O estado de São Paulo destaca-se principalmente pela produção de sementes de forrageiras e hortaliças.
Serviço:
Workshop - Certificação Fitossanitária de Origem.
Data: 29 e 30/05/2007
Local: Auditório da CATI, Av. Brasil, 2.340, Campinas –SP.
Teresa Paranhos 19-3241-4700, ramal 2283