Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
10/04/2008

Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul voltam a exportar carne bovina à Rússia.

Os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo estão autorizados a voltar a exportar carne bovina in natura para o mercado russo. O Serviço Veterinário e Fitossanitário da Rússia comunicou oficialmente, nesta quinta-feira (10), ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a liberação de 40 novos estabelecimentos.

Além de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, os 40 estabelecimentos autorizados estão localizados também em Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Tocantins, Rondônia e Santa Catarina. Atualmente, há 158 estabelecimentos habilitados a exportar carnes (bovina, suína e aves) para a Rússia. Entre os dias 12 e 23 de fevereiro, técnicos russos visitaram 45 estabelecimentos em dez unidades federativas, dos quais, cinco ainda estão em análise para liberação.

No fim de fevereiro, o chefe do Serviço Veterinário e Fitossanitário russo, Sergey Dankvert, a convite do secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Inácio Kroetz, visitou as instalações do Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) no Porto de Santos (SP).

Na ocasião, Dankvert conheceu o sistema de controle de entrada e saída de contêineres e elogiou o controle de segurança da carne realizado pelo Mapa.

Comércio com a Rússia - A Rússia é hoje o maior comprador individual da carne brasileira e já importa quase todo o volume comprado por 27 países da União Européia que totalizou, em 2007, 952 mil toneladas. Em volume, o país responde por 16,29% da exportação de carne brasileira. No caso da carne bovina este percentual chega a 28,8% quando se trata de volume exportado e a 22,6% em termos de valores em dólares.

A carne bovina foi responsável pelo embarque de 461,9 mil toneladas, no ano passado, seguida da carne suína com 278,6 mil toneladas. Em valores, a carne bovina atingiu US$ 1 bilhão e a suína US$ 667,4 mil. (Fonte: Mapa)