Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
04/06/2008

Reunião de secretários: SP busca a reabertura de mercados da carne bovina.

Na reunião do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), que ocorre em Belo Horizonte/MG nesta quinta-feira (5 de junho), o secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, João Sampaio, vai discutir estratégias para a reconquista de mercados importadores de carne bovina após a retomada do status sanitário de livre de aftosa com vacinação de dez Estados, incluindo São Paulo, e o Distrito Federal, aprovado, na semana passada, durante a Conferência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris.

Sampaio, que participou da conferência, acredita que agora é o momento de retomada das vendas. Segundo ele, São Paulo foi o Estado que mais perdeu com a suspensão do status e conseqüente embargo pelo mercado internacional. Sampaio também enumera razões técnicas para o fim do impedimento. “Não registramos aftosa há 12 anos, realizamos sorologia conforme previsto pelas organizações sanitárias internacionais, admitimos 350 novos profissionais e estamos implantando um novo sistema de defesa agropecuária, baseado na informatização dos procedimentos, mitigação de riscos e controle do processo produtivo”, afirma. “Sem nenhum constrangimento e até com atrevimento, vamos conversar com cada um dos nossos maiores compradores”.

O secretário também deve levar à reunião discussão sobre o PAC da Pesquisa Agropecuária, plano federal com recursos de R$ 1 bilhão, dos quais os Estados terão R$ 300 milhões disponibilizados. Ele vai solicitar agilidade no repasse e o estabelecimento de um plano de investimentos para que as pesquisas não sejam feitas em duplicidade entre os Estados. “As instituições necessitam do apoio, principalmente quando há expectativa de que a produtividade brasileira seja capaz de suprir parte da demanda mundial por alimentos. Mas também precisamos organizar essas pesquisas para que os Estados possam trocar conhecimento e otimizar a produção tecnológica e científica do País".

O encontro será durante todo o dia, em Belo Horizonte, incluindo na programação a abertura da abertura oficial da Superagro 2008, uma realização da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Federação da Agricultura e Pecuária (Faemg) e Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Microempresas (Sebrae/MG).

SERVIÇO:

Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura

Data: 5 de junho, a partir das 8h30

Local: Av. Amazonas, 6030, Gameleira, Belo Horizonte

INFORMAÇÕES:

Assessoria de Comunicação - Tel.: 11 5067-0069 - Euzi Dognani/Adriana Rota - www.agricultura.sp.gov.br