São Paulo vacina 99,16% de seu rebanho contra a aftosa.
São Paulo vacina 99,16% de seu rebanho contra a aftosa.
08/07/2008 - Na primeira etapa da campanha de vacinação de 2008 contra a febre aftosa no estado de São Paulo, realizada durante o mês de maio, foram imunizadas 99,16% das 11,57 milhões de cabeças existentes. Na etapa anterior realizada em novembro passado foram imunizados 99,18% do rebanho que na época era de 11,92 milhões. O Estado não registra casos de aftosa há 12 anos.
Para os pecuaristas que deixaram de vacinar ou não comprovaram a imunização, a legislação determina multas de cinco e três Unidades Fiscais do Estado de São Paulo - Ufesps (a R$ 14,88 cada uma) por cabeça. Além da multa a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento responsável pela sanidade animal e vegetal no Estado, acompanha junto ao criador a imunização de 100% do rebanho.
RAIVA DOS HERBÍVOROS – Durante o mês de maio também foi realizada a vacinação obrigatória contra a raiva dos herbívoros em três regiões do Estado: Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba e Guaratinguetá, com cobertura de 98,22% de um total de 732.487 cabeças entre bovinos e bubalinos e somando também ovinos, caprinos e eqüídeos chega-se a quase 800 mil animais imunizados.
A raiva dos herbívoros é transmitida pelo morcego hematófago. Equipes de profissionais treinados da CDA, realizam em todo o Estado o controle dos abrigos de morcegos e atendimento a suspeitas de mordeduras. Com esta ação intensiva foi reduzido drasticamente o numero de ocorrências.
INFORMAÇOES:
Assessoria de Imprensa/CDA – Tel.: 19 3241-4700 - Teresa Paranhos