11/04/2012

Conservação do Solo é tema de Dia de Campo em Pindamonhangaba-SP.

Atualizado em 11/04/2012 às 00h00

Conservação do Solo é tema de Dia de Campo em Pindamonhangaba-SP

11-04-2012 - Em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, acontece nesta sexta-feira (13/04) na Apta - sede do Pólo Regional de Pindamonhangaba, no município de Pindamonhangaba-SP, a demonstração de resultados sobre "Reforma e Recuperação de Pastagem com Diferentes Sistemas de Preparo de Solo", uma alternativa ao modelo de renovação de pastagens do Vale do Paraíba.

Segundo Marialdo Correa de Araujo, diretor técnico do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Pindamonhangaba, “o evento é a continuidade dos trabalhos das instituições que compõem a Secretaria de Agricultura do estado de São Paulo na região. Teve origem com a fiscalização de conservação do solo em uma propriedade da região e, no processo de conscientização do produtor sobre a importância da preservação do solo agrícola e outras ações da Defesa Agropecuária do Estado. O resultado foi a transformação de uma área de pastagem degradada em uma área com excelente manejo, gerando assim uma demanda de pesquisa dos órgãos envolvidos, com experimento instalado na APTA Regional de Pindamonhangaba, com os resultados a serem apresentados no Dia de Campo”.

O evento está sendo organizado pela Apta - Pólo Regional Pindamonhangaba, Coordenadoria de Defesa Agropecuária, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, que são órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo e a Prefeitura de Pindamonhangaba, com o apoio das empresas Dolomia, Marangatú, Adubos Heringer, Guanandi Produtos Agrícolas, Laticínios Comevap, bem como a Universidade de Taubaté.

SERVIÇO:

Dia de Campo: "Reforma e Recuperação de Pastagem com Diferentes Sistemas de Preparo de Solo".

Data: 13 de abril de 2012.

Local: Estábulo 8 - Setor de Zootecnia/Pólo APTA Regional Vale do Paraíba – Pindamonhangaba - Tel.: (12) 3642-1812/1823.

Acessos:

1 - Av. Dr. Manoel César Ribeiro, 320 - Santa Cecília (antigo Haras Paulista)

2 - Rodovia Presidente Dutra, km 96

08h00 as 8h30 - Recepção e inscrição

8h30 as 8h45 - Abertura Oficial

8h45 as 9h30 - Apresentação geral do trabalho desenvolvido sobre recuperação e reforma de Pastagens (Palestrante da CATI) e a importância da conservação de solo (Palestrante da CDA)

9h30 as 11h30 - Visita ao campo para observação das estações, acompanhado de monitores.

Estação 1 - Comparação do sistema de plantio convencional x recuperação de pastagens

Estação 2 - Reforma com sistema de plantio direto a lanço de Brachiaria Xaraés com diferentes densidades de semeadura sobre palhada, sem preparo do solo

Estação 3 - Reforma com sistema plantio direto a lanço de Mombaça com diferentes densidades de semeadura sobre palhada, sem preparo do solo

Estação 4 - Viabilidade econômica dos diferentes sistemas de reforma e recuperação de pastagens adotados