Facebook Twitter Youtube Flickr
29/05/2012

Febre Aftosa: vacinação termina dia 31 de maio.

Atualizado em 29/05/2012 às 00h00

Febre Aftosa: vacinação termina dia 31 de maio.

29-05-2012 - Pecuaristas do Estado de São Paulo têm até quinta-feira, dia 31, para vacinar bovinos e bubalinos com até dois anos de idade contra a febre aftosa. A primeira etapa da campanha começou dia 1º de maio. Dados do sistema da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) apontam que já foram vacinados 47% do total de animais nesta faixa etária, estimado em 4,7 milhões de cabeças.

Segundo Susumu Ishikawa, diretor do Grupo de Defesa Sanitária Animal, “esse número pode ser maior, pois o criador tem até o final deste mês para vacinar e até o dia 7 de junho para comprovar a vacinação”.

A confirmação será feita pelo pecuarista por meio de apresentação da nota fiscal de compra da vacina e a declaração do rebanho por faixa etária e sexo, que devem ser entregues às Unidades de Defesa Agropecuária. O documento está disponível no site da Defesa (www.defesaagropecuaria.sp.gov.br).

A declaração deve conter a lista dos animais vacinados e de todos os demais bovinos e bubalinos da propriedade. É preciso declarar também os demais animais dos rebanhos (equinos, suínos, ovinos e caprinos).

A penalidade para os pecuaristas que não vacinarem será de cinco Unidades Fiscais do Estado de São Paulo - Ufesps (R$ 92,20) por cabeça. Para aqueles que não comunicarem, a multa é de três Ufesps (R$ 55,32), por animal.

O Estado de São Paulo completa 16 anos sem registro de febre aftosa. Para a secretária de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, essa marca representa uma importante conquista. “É reflexo do trabalho sério e comprometido de pecuaristas de todas as regiões paulistas. Mas para que São Paulo continue colhendo bons resultados é imprescindível a vacinação. Somente com o engajamento de todos é que conseguiremos o status de Estado livre de febre aftosa sem vacinação, o que adicionará valor e trará mais renda para os criadores", ressaltou a secretária.

A segunda etapa da campanha deste ano será realizada em novembro, com a vacinação de bovinos e bubalinos de todas as idades.

CONTATO:

Assessoria de Imprensa - Coordenadoria de Defesa Agropecuária – 19 -3045.3350 - Teresa Paranhos

Assessoria de Comunicação da Secretaria - 11 5067-0069 - Marina Mantovani/Nara Guimarães/Adriana Rota/ Melissa Cerozzi

x