Facebook Twitter Youtube Flickr
21/07/2014

Raiva dos Herbívoros: equipes de controle na região de Bragança Paulista.

Atualizado em 21/07/2014 às 00h00

Raiva dos Herbívoros: equipes de controle na região de Bragança Paulista.

Equipes da Defesa Agropecuária realizam inspeções em abrigos na região de Bragança Paulista, até 25/07.

Equipes de controle da raiva dos herbívoros da Coordenadoria de Defesa Agropecuária realizam até sexta-feira (25/07) a inspeção dos abrigos de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) na região do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Bragança Paulista. O trabalho será concentrado no perifoco da propriedade que registrou caso positivo de raiva, no município de Serra Negra.

Segundo Paulo Antonio Fadil, médico veterinário responsável pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, “o trabalho consiste em inspecionar os abrigos de morcegos hematófagos já cadastrados e, com a ajuda dos produtores, localizar possíveis novos abrigos. Os técnicos irão orientar sobre o controle da doença, o uso da pasta vampiricida nos animais que apresentam mordeduras por morcegos e a vacinação em regiões de risco. É importante lembrar que os morcegos não devem ser manipulados. O criador deve comunicar ao órgão de defesa ao notar mordeduras nos animais”.

O controle populacional do Desmodus rotundus, realizado pelo serviço oficial de defesa, é um método que dever ser utilizado apenas por pessoal habilitado e imunizado, devido a necessidade de conhecimento para a identificação dos morcegos capturados e o alto risco de contrair a doença por quem os manipulem.

CONTROLE - O controle populacional dos morcegos hematófagos é de extrema importância, pois esses animais são transmissores da raiva, uma zoonose grave e letal para os animais e seres humanos. No meio rural, os animais mais comumente afetados pela raiva são os bovinos e equídeos, mas todos os mamíferos são suscetíveis à doença. Estes animais, quando doentes, apresentam sinais neurológicos, sendo que os mais comuns são a paralisia dos membros, a agressividade e a salivação.

Apesar da vacinação contra a raiva não ser obrigatória, é recomendado que os produtores rurais vacinem os animais dos rebanhos nas regiões onde existe ocorrência endêmica da doença e onde o relevo regional favorecer a existência dos abrigos para o morcego transmissor.

Os morcegos hematófagos geralmente buscam abrigos em tocas, grutas, bueiros, túneis, minas, casas abandonadas e ocos de árvores. Tendo conhecimento desses abrigos, o produtor deve entrar em contato com uma unidade oficial de defesa agropecuária para informar.

Assessoria de Imprensa | Defesa Agropecuária |Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento | 19 - 3045-3350 | Teresa Paranhos

Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) Bragança Paulista - 11 – 4033-7386.

Postado em 14-10-2014 em função das exigências da Legislação Eleitoral (Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997).

x