Facebook Twitter Youtube Flickr
08/10/2015

IV Encontro Nacional de Heveicultura é lançado pela Secretaria de Agricultura

Atualizado em 08/10/2015 às 00h00

IV Encontro Nacional de Heveicultura é lançado pela Secretaria de Agricultura

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária lançou, no dia 7 de outubro, o IV Encontro Nacional de Heveicultura, com o objetivo de apresentar e debater as novidades tecnológicas e tendências do setor de borracha no Brasil. O encontro será realizado em Barretos, nos dias 19 e 20 de novembro de 2015.

Cerca de 500 participantes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins estarão reunidos nos dois dias de atividades técnicas, como clones, irrigação, plantio, sangria, pragas e doenças da cultura da seringueira e o mercado da borracha natural.

O Estado de São Paulo é o maior produtor nacional de borracha natural. De acordo com os dados publicados pela Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha, o Estado produziu 92.993 toneladas de borracha natural, 54,22% da produção do País.

Atualmente, o Estado de São Paulo conta com uma área plantada de 90 mil ha, com mais de 14 milhões de pés em produção e mais de 4,5 milhões de pés novos, distribuídos entre 2,5 mil pequenos, médios e grandes produtores, que empregam cerca de 15 mil trabalhadores.

De acordo com o diretor do Escritório de Defesa Agropecuária de Barretos, Paulo Fernando de Brito, um dos organizadores do evento, a seringueira no Brasil despertou o interesse nos produtores de outros Estados. “Além das palestras ministradas por profissionais com amplo conhecimento do setor de heveicultura será também uma oportunidade de os produtores trocarem experiências entre si e conhecer os resultados das pesquisas sobre seringueira que são realizadas no estado de São Paulo e no Brasil”.

Os participantes terão a oportunidade de visitar os estandes com produtos e equipamentos destinados à cultura da seringueira e de mudas produzidas em bancada e substrato, já atendendo a legislação pioneira do novo sistema de produção de mudas do estado de São Paulo (Resolução SAA 23, de 26 de junho de 2015) mostrando a preocupação de São Paulo com relação à qualidade genética e sanidade das mudas produzidas no Estado.

O IV Encontro Técnico Nacional de Heveicultura é uma realização da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, por sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária, com o apoio do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Associação dos Produtores de Látex do Brasil (Apotex).

O primeiro evento, realizado em 1999, foi voltado para os produtores de Barretos, onde a seringueira é uma cultura tradicional e tem importância econômica e histórica, pois está presente na região desde 1960. É a única cultura de importância econômica que não perdeu área para a cultura da cana de açúcar quando ocorreu a expansão da cultura no Estado.

As inscrições devem ser feitas na Unifeb, através do site da Coordenadoria de Defesa Agropecuária – www.defesaagropecuaria.sp.gov.br. O valor das inscrições feitas até o dia 31 de outubro é de 150 reais, após esta data 180 reais.

Por Paulo Prendes/TeresaParanhos

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Telefone: (11) 5017-0069

x