Facebook Twitter Youtube Flickr
09/05/2018

Estimativa de safra de laranja 2018/2019 foi apresentada pelo Fundecitrus em Araraquara

Atualizado em 09/05/2018 às 00h00

Estimativa de safra de laranja 2018/2019 foi apresentada pelo Fundecitrus em Araraquara

O secretário de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, Francisco Jardim, acompanhado do coordenador-adjunto da Defesa Agropecuária, Mário Sérgio Tomazela, participou nesta quarta-feira, 9 de maio, em Araraquara, do anúncio da estimativa de safra de laranja 2018/2019 e do inventário de árvores do cinturão citrícola paulista e triângulo sudoeste mineiro realizado pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus).

“Estou aqui muito feliz hoje em relembrar uma história de mais de 10 anos como conselheiro do Fundecitrus”, lembrou Francisco Jardim, adicionando que “a orientação do governador Márcio França é para que nós da Secretaria estejamos juntos ao setor produtivo nessas grandes discussões”.

O inventário de árvores e a estimativa de safra são desenvolvidos pelo Fundecitrus desde 2015 em cooperação com a Markestrat, Universidade Estadual Paulista Campus de Jaboticabal (Unesp Jaboticabal) e Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). O objetivo é democratizar o acesso às informações e embasa as decisões dos citricultores.

A safra da laranja 2018/19 no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro deve ser de 288,29 milhões de caixas, de 40,8 kg cada, de acordo com a primeira estimativa do Fundecitrus.

O número é 27,62% menor do que a safra passada, que foi a quarta maior da história, e 17,52% maior em comparação à safra 2016/17. A quantidade para esta temporada é 11% menor do que a média dos últimos 10 anos. O levantamento pode ser acessado no endereço: http://olha.ai/EPNXcp

“É um prazer muito grande mais uma vez mostrar o trabalho que vem sendo feito em busca de tecnologia, em busca de uma citricultura cada vez mais importante”, destacou Lourival Carmo Mônaco, presidente do Conselho do Fundecitrus, completando que “são 120 pessoas trabalhando com um critério muito cuidadoso” para realizar os estudos.

O inventário passou por uma atualização completa a partir de novas imagens de satélite foram visitados todos os pomares de citros do parque citrícola. A novidade neste ano é que, além de divulgar os dados do inventário, das variedades de laranja, também foram apresentadas informações sobre outras frutas.

“Neste ano temos mais informações em função de ter, além da estimativa de safra, a gente ter um inventário que acabou de ser ajustado para laranja, limão e tangerina também. Então temos bastante informações novas”, contou Antonio Juliano Ayres, gerente geral do Fundecitrus.

Por Hélio Filho

x