Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
06/07/2021

Cura de produtos cárneos com compostos vegetais é tema de webinar gratuito oferecido pelo Ital

Evento do órgão da Secretaria de Agricultura de SP acontece na quarta-feira (7) com especialistas renomados dos EUA

O uso de compostos vegetais como alternativas para a cura natural de produtos cárneos será abordado em evento on-line internacional gratuito na quarta-feira (7), às 16h, marcando a primeira entrega tecnológica do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo – inscreva-se em https://ital.agricultura.sp.gov.br/arquivos/ctc/eventos/2021/03-entregas-tecnologicas/ . Até o fim do ano serão oito entregas do Ital pelo Programa de Metas do Governo do Estado.

“A cura é um dos processos mais importantes na fabricação de produtos cárneos para garantir segurança e ao mesmo tempo sabor e cor. E os vegetais ricos em nitrato submetidos à fermentação são alternativas para substituir o nitrito sintético. Apesar de serem usados há anos no exterior, no Brasil não temos regulamentação específica, sendo essencial a avaliação da segurança microbiológica dos produtos tradicionais reformulados com esses substitutos”, explica Ana Lúcia da Silva Corrêa Lemos, pesquisadora responsável pela entrega do aprimoramento desse processo e diretora do Centro de Tecnologia de Carnes (CTC) do Ital, que passa por adequação de seu Laboratório de Microbiologia para realização de testes de desafio a ser concluída em dois meses.

Assim, o objetivo do webinar é difundir conhecimento através de experts no assunto, os doutores Rodrigo Tarté, professor assistente e diretor do Certificate Studies in Meat Science da Universidade de Iowa, e Kathleen Glass, diretora associada do Food Research Institute da Universidade de Wisconsin-Madison. Eles falarão sobre ingredientes naturais para cura de produtos cárneos, abrangendo histórico, aplicação e requisitos regulatórios nos EUA, e sobre segurança microbiológica dos produtos cárneos curados naturalmente.

Outras informações estão disponíveis no site http://www.ital.agricultura.sp.gov.br