Facebook Twitter Youtube Flickr
08/02/2021

Fiscalização fecha evento clandestino de concentração de animais na região de Araçatuba

Atualizado em 08/02/2021 às 00h00

Fiscalização fecha evento clandestino de concentração de animais na região de Araçatuba

51 bovinos já estavam aglomerados para realização de provas esportivas no último sábado, 06/02

Um evento de concentração de animais que estava sendo realizado junto ao Sítio Renascer, no município de Penápolis, na região do Escritório de Defesa Agropecuária de Araçatuba foi alvo de fiscalização na noite de sábado, 06 de fevereiro, de uma equipe técnica da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento responsável pela sanidade dos rebanhos e lavouras de peculiar interesse do Estado de São Paulo.

Ao chegar ao local, que não tinha autorização para realização desse tipo de evento, bem a documentação zoosanitaria (guia de trânsito animal, exames e atestados) que garante que todos os requisitos de segurança e proteção à sanidade dos animais, dos tratadores e visitantes estejam previstos, foi constatada a presença de 51 animais (bovinos) aglomerados para realização de provas esportivas.

“O promotor do evento será autuado pela realização de evento de aglomeração de animais de peculiar interesse do Estado sem prévia autorização sanitária. O valor da autuação, se convertida em multa, é de 2.500 UFESPs (R$ 72.725,00)”, disse o médico veterinário Jesualdo Gonçalves Filho, que junto ao auxiliar técnico Fabiano T. Amikura realizaram a operação. Outras medidas que estão sendo adotadas são a identificação dos registros de vacinação e origem dos animais que estavam aglomerados no local.

A Polícia Estadual Militar deu suporte na realização dos procedimentos operacionais da ação fiscal.

A Secretaria, através do Fale Conosco, tem um canal aberto para denúncias em https://agricultura.sp.gov.br/contato/fale-conosco/

Por Teresa Paranhos

x