10/11/2021

Secretaria de Agricultura de SP participa da abertura do Congresso Brasileiro de Heveicultura

Atualizado em 10/11/2021 às 00h00

Ontem (10/11), foi iniciado em Piracicaba o VII Congresso Brasileiro de Heveicultura, um dos mais importantes fóruns de intercâmbio e atualização de diferentes assuntos ligados ao setor da borracha natural. O Secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Itamar Borges, e o Secretário-Executivo, Francisco Matturro, participaram da abertura.

O evento é organizado pela Cedagro e Lateks e será realizado em formato híbrido até amanhã, 12 de novembro. Ao todo, 110 cidades e 17 Estados brasileiros estão representados no Congresso.

Durante o evento foi lembrado que Borges assinou em 3 de julho de 2021 resolução para o setor da heveicultura na área de sanidade de mudas de seringueira independente do processo de cultivo. A resolução atende demanda do setor produtivo e foi construída com base em estudos de técnicos da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, pesquisadores e representantes do setor.

\"Em São Paulo, 305 municípios produzem seringueira, quase metade dos 645 municípios paulistas. Queremos ampliar isso ainda mais. Com a resolução assinada pela Secretaria corrigimos a legislação para produção de mudas no Estado. Eu aposto e confio no produtores de São Paulo. O nosso desafio agora é recuperar o tempo perdido e tenho certeza que nossos produtores serão capazes disso\", afirmou Borges.

O Secretário contou aos presentes que esteve na Expo Dubai e na Cop 26 na comitiva do Governador João Doria. \"Tive o desafio de levar a verdadeira imagem de sustentabilidade do agro paulista e brasileiro. A heveicultura gera renda, matéria-prima e contribui para o desenvolvimento sustentável\", disse.

São Paulo é o maior produtor nacional da borracha natural e responde por 68,2% do volume total produzido no Brasil. Segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), a borracha natural gerou R$ 639 milhões para o estado.

Estiveram presentes Heiko Rossman, diretor da Lateks e presidente do congresso; Nancy Thame, secretária municipal de Agricultura representado o prefeito Luciano Almeida; Fábio Silva, representado o deputado estadual Roberto Morais; Durval Neto, diretor da Esalq-USP; Andréa da Rocha, conselheira do Confea; Pedro Inácio e Fabio Magrini da Abrabor; Klauss Muller, presidente-executivo da Anip; Reynaldo Megna, presidente-executivo da Abiarb; Luís Bianco, coordenador da CDA; Alexandre Grassi, coordenador da CATI-CDRS; Gusmão Dadalto, presidente do Centro de Desenvolvimento do Agronegócio da Codeagro; Marli Mascarenhas, pesquisadora do IEA-APTA.

Por Fernanda Domiciano