Facebook Twitter Youtube Flickr
06/06/2022

Defesa Agropecuária (CDA) participa da semana da citricultura em Cordeirópolis

Atualizado em 06/06/2022 às 18h10

Atividades incluem palestra e orientação ao público

Teve início nesta segunda-feira (6), no município de Cordeirópolis, uma série de eventos que celebra e comemora a Citricultura no Estado de São Paulo. De 6 a 9 de julho, o Centro de Citricultura Sylvio Moreira sedia a 47º edição da Expocitros, a 43º Semana da Citricultura e o 53º Dia do Citricultor, eventos que juntos, correspondem à maior feira citrícola da América Latina que reúnem especialistas e profissionais da área. Além da presença de diversos expositores, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) também estará presente abordando junto ao público presente, a sanidade dos citros.

No local, uma van com engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas está a disposição do público para atendimento e esclarecimento de dúvidas em temas como aquisição e certificação de mudas e Permissão de Trânsito Vegetal (PTV). Além disso, os produtores e visitantes poderão conferir informações a respeito do relatório Cancro Cítrico/HLB que deve ser entregue no sistema informatizado GEDAVE até o dia 15/07.

Além da van, a Defesa é destaque na programação da Semana da Citricultura com palestra a ser ministrada por seu coordenador, Luís Fernando Bianco, que na ocasião, irá abordar as ações realizadas pela Coordenadoria para o controle do HLB Greening. A atividade acontece na quarta-feira (8) a partir das 14h30 no auditório do Centro de Citricultura Sylvio Moreira.

Abertura

Representando a Defesa Agropecuária, Bianco compôs a mesa para a abertura de cerimônia ao lado de diversas personalidades, incluindo coordenadores de outros centros e institutos além do subsecretário de Agricultura Orlando Melo que destacou o trabalho da Secretaria a partir de seus institutos. “Temos aqui todos os envolvidos para o desenvolvimento da citricultura no Estado de São Paulo, caso da Defesa Agropecuária que é muito mais que um órgão fiscalizador, pois também orienta o produtor e zela pela sanidade vegetal paulista”, disse.

Homenagem

Ainda durante a abertura, foi homenageado Raphael Juliano, criador da Lima Sorocaba e considerado um dos principais citricultores do Brasil. Representado por familiares, incluindo bisnetos, a homenagem, feita pelo Centro de Citricultura Sylvio Moreira muda o nome da variedade “Lima Sorocaba” para “Lima Raphael Juliano”.

Por Felipe Nunes

x