Facebook Twitter Youtube Flickr
15/12/2022

Defesa Agropecuária habilita mais três estabelecimentos paulistas no Sistema Brasileiro de Inspeção

Atualizado em 15/12/2022 às 10h55

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo habilitou essa semana, mais três estabelecimentos no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). A partir da equivalência, os estabelecimentos, situados nos municípios de Avaré, Diadema e São Paulo, podem comercializar seus produtos em todo o país.

O SISBI-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), que tem como objetivo padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

O Estado de São Paulo passou a aderir ao SISBI em março deste ano após a publicação da Portaria SDA 547/2022 que reconheceu a equivalência dada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “Com a concessão da equivalência ao SISBI estes estabelecimentos poderão comercializar seus produtos para outros Estados, ampliando seu mercado consumidor e consequentemente haverá uma aumento na sua produção o que acarretará na contratação de mais funcionários, gerando emprego e renda para a população do Estado de São Paulo”,, comenta o médico-veterinário e diretor do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (CIPOA), Bruno Bergamo.

Desde então, cinco estabelecimentos paulistas já estão habilitados no sistema brasileiro e outros 23 estão com pedidos em análise pelo CIPOA. Para conferir um selo de equivalência e estampar o selo do SISBI em seus produtos, o estabelecimento que hoje é registrado junto ao SISP, precisa manifestar sua intenção junto a uma unidade da Defesa Agropecuária. Os endereços das regionais podem ser acessado em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/enderecos/.

Por Felipe Nunes

x