01/06/2022

Defesa Agropecuária promove curso para implantação dos Sistemas ILP e ILPF no Estado de São Paulo

Atualizado em 03/06/2022 às 17h21

Divulgação

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promoveu capacitação que visa implantação dos sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) para uso e conservação do solo no Estado de São Paulo. As atividades aconteceram nas regionais de Presidente Prudente e Presidente Venceslau, entre 24 e 25 de maio, e contaram com a participação de engenheiros agrônomos e técnicos da CDA.

A capacitação também contou com a participação de representantes da Cooperativa COCAMAR, Universidade Unoeste, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de empresas como a Sementes Soesp.

Os sistemas de integrações promovem a recuperação de áreas de pastagens degradadas agregando, na mesma propriedade, diferentes sistemas produtivos como os de grãos, fibras, carnes, leite e agroenergia.

Dentre os benefícios dos sistemas estão à eliminação de pastagens degradadas, maior número de bovinos por área e com menor ciclo, terminação a pasto e maior produtividade do grão.

“Temos em São Paulo, 6,379 milhões de hectares de pastagens e isso significa 35,43% da área agrícola do Estado, daí a importância de preservar os solos na área agropecuária com utilização da ILP e ILPF”, comenta Oswaldo Julio Vischi Filho, engenheiro agrônomo e gerente do Programa Estadual de Uso e Conservação do Solo Agrícola (PEUCSA) e que durante a capacitação ministrou palestra a respeito da Lei de Uso, Conservação e Preservação do Solo.

Além de palestras, técnicos realizaram visitas técnicas em propriedades, como a na Fazenda Ibiete Porã, localizada no município de Rancharia, onde puderam visitar algumas estações demonstrativas de pastagens formadas utilizando os sistemas.

“É uma demanda que vai ao encontro aos trabalhos de fiscalização de solo desenvolvidos pela CDA e que pode contribuir muito com a recuperação de pastagens e a transformação das áreas de pecuária do oeste paulista para a produção sustentável”, informa Oswaldo.

Ao final, os diretores das Regionais envolvidas, a médica-veterinária Paula Andreia Fabris Giudice (Presidente Prudente) e o engenheiro agrônomo Roberto Mikio Arabori (Presidente Venceslau) avaliaram o evento como muito proveitoso e que marca o início de uma parceria entre a Defesa Agropecuária, a COCAMAR e a Unoeste para a recuperação de pastagens na região paulista.