Agrotóxicos - Defesa Agropecuária divulga o Manual de Procedimentos do PEARA-POV
Com o objetivo de apresentar os procedimentos técnicos necessários para à exata execução do Programa Estadual de Análise de Resíduos de Agrotóxicos e Afins de Uso Agrícola em Produtos de Origem Vegetal (PEARA-POV), a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) lança, nesta terça-feira (1º), o seu Manual de Procedimentos de Fiscalização.
“O PEARA-POV é um Programa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo que visa à proteção da saúde do consumidor através da fiscalização da qualidade dos alimentos de origem vegetal, produzidos e comercializados no Estado, em relação à presença de resíduos de agrotóxicos”, comenta a engenheira agrônoma Camila Ribeiro Grzybowski, diretora do Centro de Fiscalização de Insumos e Conservação do Solo (CFICS).
A coleta de amostras fiscais para análise de resíduos de agrotóxicos constitui um dos principais procedimentos técnicos que permite detectar a conformidade da utilização desses insumos agrícolas nos produtos de origem vegetal consumidos pela população paulista. O Manual aborda e detalha a metodologia de coleta de amostras de vegetais a campo (origem, seleção, acondicionamento, logística) para posterior análise de resíduos de agrotóxicos em laboratório credenciado e acreditado para esse fim.
O Manual foi estruturado com base nas legislações federais e estaduais vigentes, obedecendo procedimentos e parâmetros adotados e reconhecidos internacionalmente, ressalvando as particularidades da produção agrícola brasileira.
Manual vai orientar servidores em relação às ações em campo
Nos anos de 2021 e 2022 realizou-se a fase piloto do PEARA-POV, período em que ocorreu o treinamento de toda a equipe técnica que atuará no programa. Em janeiro de 2023, o PEARA-POV tornou-se efetivo e passou a fazer parte das ações fiscalizatórias de rotina da área de agrotóxicos da CDA. Os resultados da conformidade da aplicação de agrotóxicos nas culturas agrícolas no Estado de São Paulo serão apresentados a cada dois anos através de relatórios oficiais divulgados pelo CFICS, responsável pelo planejamento e coordenação do programa em todo o território estadual.
Por Comunicação/CDA