Bananicultura - Defesa Agropecuária aborda medidas fitossanitárias junto a produtores durante a 11º Feibanana
Entre os dias 9 e 11 de abril, aconteceu em Pariquera-Açu, a 11° Edição da Feibanana, a maior feira voltada à bananicultura do país. Na ocasião, engenheiros agrônomos da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) abordaram, junto a produtores, a Resolução SAA nº 24, publicada na terça-feira (9).
Stand contou com informações e orientações ao público presente
Em dois momentos, Marco Basseto, engenheiro agrônomo e gerente substituto do Programa Estadual de Contingência Fitossanitária, ministrou palestras e tirou dúvidas acerca dos artigos da publicação que prevê o cadastro de todas as unidades de produção comerciais de banana no Estado.
Na quarta-feira (10), Basseto participou do dia de campo que aconteceu na fazenda da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) em Pariquera-Açu. A atividade, que compunha a programação da feira, contou com a participação de pesquisadores e produtores do Vale do Ribeira que puderam saber mais sobre as novas medidas fitossanitárias estabelecidas.
Basseto em dia de Campo falando à produtores
Já na quinta-feira (11), Basseto voltou a representar a Defesa Agropecuária, dessa vez, na roda de conversa que abordou as ações do Plano Nacional de Prevenção e Vigilância da Praga Foc R4T. Além de Basseto, a atividade contou com a participação de Juliana Alexandre, chefe de divisão de prevenção e vigilância de pragas do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Dr. Wilson da Silva Morares, engenheiro agrônomo e coordenador das ações do levantamento do Foc R4T pela Superintendência Federal de Agricultura do Ministério da Agricultura e Pecuária (SFA/MAPA).
Em segundo momento, Basseto participou de roda de conversa acerca da Foc R4T
“É uma importante oportunidade que tivemos aqui na Feibanana onde pudemos encontrar produtores e debater pessoalmente com diversos setores que compõem a cultura da banana no Estado de São Paulo”, comentou o agrônomo.
Cerimonia de Abertura
Além disso, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento esteve presente na cerimônia de abertura a partir da presença de José Carlos Faria Junior, coordenador das Câmaras Setoriais e que na ocasião, representou o Secretario Antonio Junqueira.
José Carlos subiu ao palco junto com demais autoridades e anunciou, em primeira mão, a publicação da resolução, pedido antigo do setor a partir da Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (ABAVAR).
“Estamos muito felizes de poder anunciar que a partir de agora, São Paulo conta com um programa especifico para a sanidade das bananas, uma vez que era um pedido antigo do setor a fim de dar maior segurança tanto aos produtores, quanto à sanidade vegetal de uma cultura de extrema importância em nosso Estado”, disse.
José Carlos discursou e anunciou publicação durante abertura
Para saber mais sobre a Resolução, acesse: https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/noticias/2023/bananicultura-medidas-fitossanitarias-para-cultura-da-banana-sao-estabelecidas-em-publicacao,1925.html.
Por Felipe Nunes