Defesa Agropecuária - São Paulo participa do primeiro planejamento integrado do país
Secretário representou os seis Estados participantes do planejamento
Aconteceu nesta terça-feira (2), em Brasília, a assinatura do Plano Plurianual do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), planejamento que estabelece os objetivos e metas da Defesa Agropecuária para o período de cinco anos em âmbito Federal, Estadual e Distrital, o qual busca um alinhamento intergovernamental. Participam do projeto, que será colocado em prática em formato piloto, além de São Paulo, os Estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Roraima, estados considerados inovadores na execução das atividades de Defesa Agropecuária.
Na ocasião, Antonio Junqueira, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo foi a autoridade que representou o executivo dos Estados participantes. “Me sinto muito confortável em estar aqui, pois sou produtor rural e sei da importância da Defesa Agropecuária para o país e o PPA SUASA vem para mostrar a importância do Brasil para o agro”, disse o secretário.
Secretário de Agricultura e Abastecimento discursou sobre a importância das ações de Defesa em todo o país
Participaram da cerimônia de assinatura do plano, representantes e superintendentes das defesas agropecuárias envolvidas e representantes da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). “O PPA SUASA é um compromisso concreto de trabalharmos juntos e unidos pelo fortalecimento do agronegócio nacional”, afirmou Judi Nóbrega, diretora do Departamento de Suporte e Normas (DSN) da Secretaria de Defesa Agropecuária.
Dentre os benefícios que são esperados a partir da assinatura do plano estão uma maior integração e alinhamento intragovernamental, melhoria de gestão por resultados, aumento do reconhecimento da importância do Sistema, aderência do planejamento às realidades locais e melhoria na transparência das entregas.
Ainda de acordo com o Plano, as defesas agropecuárias envolvidas irão se engajar para trabalhar as temáticas nas áreas da proteção da saúde animal, da sanidade vegetal, a idoneidade dos insumos e qualidade dos serviços agrícolas, segurança qualidade e identidade dos produtos de origem animal e vegetal destinados aos consumidores.
“Estamos adotando o PPA SUASA e usando-o como base para planejar nossas ações do PPA governamental para continuarmos mantendo a sustentabilidade da produção agropecuária do Estado de São Paulo”, acrescenta Luís Fernando Bianco, coordenador da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA).
Por Felipe Nunes