Facebook Twitter Youtube Flickr
10/07/2023

Educação - Em Pereiras, Defesa Agropecuária e Associação Paulista de Avicultura abordam situação da Influenza Aviária junto ao setor produtivo

Atualizado em 10/07/2023 às 11h15

Dando sequencia a série de atividades educativas contra a Influenza Aviária de alta patogenicidade no Estado de São Paulo, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), com o apoio da Associação Paulista de Avicultura, realizou na quinta-feira (6), no município de Pereiras, reunião de atualização junto ao setor produtivo.

Na ocasião, diversas palestras com representantes da Defesa Agropecuária, da Biocamp Laboratórios e também da San Vet, empresas atuantes na área da sanidade animal. “Estamos aqui para atualizar o setor e para dar sequência às atividades de educação por parte da Secretaria de Agricultura”, disse a médica-veterinária Maria Carolina Guido, diretora do Departamento de Capacitação e Educação em Saúde Única (DECESUN) da CDA.

Maria Carolina Guido, diretora do DECESUN, deu boas vindas aos participantes

“Muitos de vocês já nos conhecem e já ouviram falar sobre o tema que iremos abordar, mas estamos aqui para atualizar questões que são essenciais para o setor”, complementou Erico Pozzer, diretor da APA.

Diretor da APA, Erico Pozzer, também discursou

Responsável por abrir o ciclo de palestras, o médico-veterinário Paulo Martins, representando a Biocamp, abordou a situação da Influenza Aviária de alta patogenicidade na América do Sul e no Brasil e apresentou um histórico da doença aos presentes.

Dr. Paulo Martins falou sobre o histórico da doença na América do Sul

Na sequência, Ana Caselles, médica-veterinária e gerente técnica da San Vet falou sobre a biosseguridade em estabelecimentos avícolas e apresentou aos presentes, diversos exemplos de procedimentos que devem ser adotados dentro e fora das granjas comerciais.

Dr. Ana Caselles representou a San Vet

Para representar a Defesa Agropecuária e abordar as ações previstas e que estão em andamento no Estado de São Paulo por parte do Serviço Veterinário Oficial (SVO), Lucila Fernandes, médica-veterinária e diretora da Regional da CDA em Orlândia palestrou para aproximadamente 150 pessoas.

“Junto com os profissionais da APA, nós da Defesa Agropecuária estamos realizando trabalhos preventivos em todo o Estado e em especial, no litoral, onde equipes estão atuando desde o primeiro caso, detectado no início do mês de maio”, comentou.

Lucila falou aos presentes sobre as atividades realizadas pela Defesa Agropecuária

Lucila reforçou junto ao público, as medidas de biossegurança nas granjas, lembrou das rotas migratórias que cortam o Estado de São Paulo e que estão sendo monitoradas pela CDA e apresentou o panorama atualizado diariamente, com informações sobre atendimentos realizados e seus resultados que pode ser acessado em https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiYTExOTY5NjYtZTFkMC00ZjQzLWJiZWQtNTNjYjg4ZjQ5ODI5IiwidCI6IjNhNzhiMGNkLTdjOGUtNDkyOS04M2Q1LTE5MGE2Y2MwMTM2NSJ9.

Por Felipe Nunes

x