Equinos - Defesa Agropecuária participa da 4º Semana Equestre de Jundiaí com palestra acerca do recadastramento do rebanho paulista
Na noite da última quarta-feira (17), a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) integrou a grade de programação das atividades da 4º Semana Equestre, realizada em Jundiaí. Na ocasião, Affonso dos Santos Marcos, médico-veterinário e diretor do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal (DDSIA), ministrou palestra sobre o Recadastramento da população equídea em todo o Estado de São Paulo e sobre as regras para a emissão, pelo produtor, da Guia de Trânsito Animal (GTA) para equinos.
Organizada por diversas entidades do município, incluindo a Associação de Médicos-Veterinários de Jundiaí e Região (AMVEJUR), a atividade aconteceu no auditório da UniAnchieta e contou com participação de estudantes, produtores, além de prefeitos e médicos-veterinários da região.
Palestra em Jundiaí abordou recadastramento da populaçã equídea
Durante a palestra, Affonso destrinchou a Resolução SAA nº 15 da SAA, publicada em 11 de abril e que estabelece a campanha de atualização cadastral de todo o rebanho paulista. “De acordo com as diretrizes da nova gestão, a Defesa Agropecuária quer catalogar onde estão os animais do Estado para programar políticas públicas para o setor”, disse.
De acordo com o diretor do DDSIA, os principais desafios do Programa de Sanidade dos Equídeos (PESE) envolvem a atualização do cadastro em todo o Estado, a emissão de GTA pelo próprio produtor e a adequação das legislações estaduais de acordo com as diretrizes federais. “São todas ações coordenadas que já estão sendo colocadas em prática e que dependem também, de outros setores, como por exemplo, o setor de tecnologia que é quem desenvolve parte do que é proposto”, comentou.
Além disso, Affonso abordou também a Resolução 78 de 2021 que regulamenta a emissão da GTA e todas as implicações que podem resultar a ausência do documento durante o trânsito de animais. Outro assunto que também provocou interação entre os presentes foi o Aplicativo Resenha Virtual, dedicado aos médicos-veterinários habilitados que irão confeccionar as resenhas de identificação e que permitirá o produtor emitir a GTA de sua própria casa.
“Nós da Defesa Agropecuária, em todas as nossas 40 regionais, estamos à disposição para auxiliar o setor com informações e com o suporte necessário para que possamos atingir os objetivos que favorecem os dois lados dessa história que somos nós, serviço veterinário oficial, responsável pela sanidade animal e o produtor, seja ele pequeno, médio ou grande”, finalizou o médico-veterinário.
Identificação individual dos animais
Já na quinta-feira (18), dessa vez em São José da Boa Vista, a Defesa Agropecuária foi convidada novamente para abordar questões relacionadas ao setor. Na ocasião, o médico-veterinário Helder Thomé falou para produtores, estudantes, médicos-veterinários e membros da Associação do Mangalarga Paulista sobre a identificação individual dos animais.
“A atividade foi espetacular. Cerca de 150 pessoas participaram da atividade e houve grande interação, o que fez com que a palestra fluísse perfeitamente”, afirmou o palestrante.
Em São João da Boa Vista, cerca de 150 pessoas participaram da atividade
Recadastramento
De acordo com a Resolução, os proprietários têm 180 dias a partir da publicação para atualizarem ou efetuarem seus cadastros, prazo que finda no dia 11 de outubro.
Para a atualização do cadastro no sistema informatizado de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE), o proprietário deve preencher o formulário que pode ser acessado em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/arquivos/sanidade-animal/Declaracao_de_rebanho_equideo_resolucao_saa_15_2023.doc e entregá-lo, preferencialmente por e-mail e em formato digital em uma das unidades da CDA mais próxima.
Os endereços das 40 regionais da Defesa Agropecuária e demais contatos podem ser acessados em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/enderecos/.
Por Felipe Nunes