Facebook Twitter Youtube Flickr
06/06/2023

Gestão - Coordenadoria de Defesa Agropecuária tem novo coordenador

Atualizado em 06/06/2023 às 20h09

Barrochelo é o décimo primeiro Coordenador indicado para a Coordenação da CDA

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP) tem novo coordenador. Luiz Henrique Barrochelo, 44 anos, é médico-veterinário formado em 2002 pela Universidade de Marília (Unimar) e especialista em higiene e inspeção e em tecnologia de produção industrial de pescado pelo Colégio Brasileiro de Médicos-Veterinários Higienistas de Alimentos. Barrochelo foi nomeado pelo Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, no dia 06 de junho de 2023.

Atuou na iniciativa privada em indústrias de exportação de pescado marinho e de aquicultura continental nos cargos de gerente de controle de qualidade, responsável técnico (RT), gerente industrial e comércio internacional. Recebeu missões oficiais do Food and Drug Administration (FDA) e União Europeia (EU).

Aprovado em concurso público, ingressou na Secretaria de Agricultura e Abastecimento em 2008 junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), tendo atuado na Unidade de Defesa Agropecuária de Buritama, na CDA Regional de General Salgado, na CDA Regional de Araçatuba (inclusive como Diretor de Divisão Técnica por sete anos) e também como Coordenador de Defesa Agropecuária nos anos de 2020 e 2021.

Atuando junto à Coordenadoria participou do primeiro simulado de emergência em doença vesicular em Cáceres (MT), promovido pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa, da Organização Pan-Americana de Saúde (Panaftosa/OPAS/OMS), além da missão para vacinação oficial na fronteira do Paraguai.

O novo coordenador é membro do Grupo Especial de Atenção a Suspeitas Emergenciais (GEASE); auditor do Sistema Brasileiro de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (Sisbov); membro dos Grupos de Trabalho da envolvidos em Bem Estar Animal, Cadastro e Habilitação de Médicos Veterinários Privados, controle da mosca dos estábulos, de Tecnologia da Informação, de Sanidade dos Animais Aquáticos e Diretor Substituto do Departamento de Trânsito e Análises de Riscos (DETRAR).

Luiz Henrique Barrochelo é o décimo primeiro coordenador indicado para conduzir a Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, criada em 1º de setembro de 1998, que tem como missão garantir a sanidade e a qualidade nas cadeias produtivas do agronegócio paulista para aumentar a sua competitividade nos mercados nacional e internacional e contribuir para a proteção do meio ambiente, da saúde pública e do desenvolvimento econômico e social.

Por Felipe Nunes

x