Greening - Defesa Agropecuária realiza levantamento para encontrar pomares abandonados
Ao todo, durante última ação, sete propriedades foram vistoriadas
Devido ao contínuo aumento na incidência da doença denominada Greening (HLB) e o crescimento nas populações do inseto vetor da doença nos pomares do Estado de São Paulo, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA) tem intensificado as inspeções fiscalizatórias, visando o cumprimento da Portaria MAPA 317, de 21 de maio de 2021 e da Resolução SAA 88, de 07 de dezembro de 2021, que visam o controle e a redução na disseminação do Greening nos pomares Paulistas.
A principal preocupação do setor é em relação à adoção de medidas preventivas, como o monitoramento e controle do inseto vetor e a adesão ao ato de eliminar plantas jovens sintomáticas, por parte de todos os produtores de citros presentes no território estadual.
Visando planejar e coordenar ações de fiscalização, foram realizadas nos dias 18 e 19 de abril, na Regional de Botucatu, reuniões técnicas do Grupo de Trabalho formado para planejar e discutir ações a serem tomadas durante as missões técnicas. As reuniões resultaram em ações coordenadas realizadas simultaneamente em municípios pertencentes às Regionais de Avaré, Barretos, Bauru e Limeira, na semana de 24 a 28 de abril. No total, foram fiscalizadas sete propriedades.
O foco principal das ações foi verificar quais as medidas preventivas estavam sendo adotadas nas propriedades fiscalizadas, e, na sequência, apresentar o que se preconiza nas legislações vigentes. Nos locais onde se verificou que havia inconsistências, os agentes fiscalizadores notificaram os proprietários à cumprirem as medidas legais previstas na base legal Federal e Estadual, dando assim, a oportunidade de adesão ao cumprimento da lei.
Novas fiscalizações estão previstas para ocorrerem em todas as Regionais do Estado, principalmente nos locais onde se verificou aumento significativo na incidência do Greening nos últimos anos. Palestras e ações de Educação também serão preconizadas pela CDA.
Por Comunicação da CDA