16/06/2023

Influenza Aviária - Após confirmação em ave silvestre, cenário no Estado de São Paulo se mantém estável

Atualizado em 16/06/2023 às 17h20

Suspeita em Quero-Quero no município de Cananéia foi descartada com resultado negativo

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo informa que a situação epidemiológica em relação à Influenza Aviária de alta patogenicidade continua estável. Após o caso confirmado em ave silvestre no último dia 5, equipes da CDA seguem realizando monitoramentos no litoral paulista em conjunto com demais entidades, inclusive com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e Projetos de Monitoramentos de Praias.

“Realizamos uma reunião com a equipe da Defesa Agropecuária na região do Litoral Norte alinhando condutas junto às prefeituras e também com integrantes da área da saúde, além do Instituto Argonauta, projeto de monitoramento de praias como Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilha Bela, com estabelecimento de fluxo de atendimento às notificações. Também foram alinhadas estratégias conjuntas para orientações para população sobre as suspeitas da doença”, comenta Paulo Blandino, médico-veterinário e gerente do Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA).

Dentre as últimas ações, está também, o atendimento a uma suspeita, atendida no último dia 13 no munícipio de Cananéia. Na ocasião, um Quero-quero (Vanellus chilensis) foi encontrado aparentando sintomas em uma rua da cidade.

Equipes da Defesa Agropecuária de Registro, realizaram o atendimento com colheita de material, sendo enviado ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Campinas (LFDA). O resultado, anunciado na tarde desta sexta-feira (16) foi negativo e o Estado de São Paulo segue livre da doença em seus plantéis comerciais.

Panorama atualizado

Com o objetivo de manter a população atualizada, a CDA disponibilizou em seu site, um panorama, atualizado diariamente, com informações sobre atendimentos realizados e seus resultados.

O panorama, que também contém informações nacionais disponibilizadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), pode ser acessado em https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiYTExOTY5NjYtZTFkMC00ZjQzLWJiZWQtNTNjYjg4ZjQ5ODI5IiwidCI6IjNhNzhiMGNkLTdjOGUtNDkyOS04M2Q1LTE5MGE2Y2MwMTM2NSJ9

As aves silvestres de vida livre também são vítimas da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade e toda suspeita deve ser notificada ao Serviço Veterinário Oficial através do pesa@cda.sp.gov.br e também nas Regionais da CDA: https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/enderecos.

A Defesa Agropecuária informa ainda, que não existe qualquer restrição ao consumo de ovos e carne de aves em razão dos focos existentes no Brasil.