Facebook Twitter Youtube Flickr
28/06/2023

Influenza Aviária - Quarto caso positivo é confirmado e Defesa Agropecuária reforça ações e amplia área de atuação em vigilância

Atualizado em 28/06/2023 às 13h42

Doença ainda não foi diagnosticada em granjas comerciais e exportação permanece segura

São Paulo confirmou, nesta quarta-feira (28), o quarto caso positivo para Influenza Aviária de alta patogenicidade em um Trinta-reis-real, localizado no munícipio de Guarujá. A partir da confirmação, São Paulo passa a ter três municípios com ocorrência da doença, além de Guarujá, Ubatuba e Caraguatatuba também apresentaram animais silvestres positivados e são municípios em que a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) segue realizando o trabalho de vigilância e educação junto à população local. Todos os resultado positivos foram em aves Trinta-reis, espécies já diagnosticadas em São Paulo e outros Estados.

“O foco do Guarujá nos dá indícios de que possa existir uma interação entre as diversas espécies de aves que habitam o litoral norte e a baixada santista, em especial pela proximidade com diversas ilhas e ilhotas, adotadas como ninhais por diversas espécies de aves, então não podemos descartar uma triangulação entre esses locais. Estamos trabalhando para tentar entender essa dinâmica para mitigar os impactos na vida selvagem”, comenta o médico-veterinário Luciano Lagatta, gerente do Grupo Especial de Atendimento às Suspeitas de Enfermidades Emergenciais (GEASE).

É importante ressaltar que o consumo de carne de aves e ovos não transmite a doença. A infecção humana ocorre principalmente por contato direto com aves infectadas, portanto aves doentes ou mortas não devem ser manipuladas sem a utilização de equipamento de proteção individual (EPI) e a Defesa Agropecuária deve ser acionada imediatamente caso ocorra alguma suspeita da doença ou identificação de aves mortas.

Para notificações de suspeitas, acesse os seguintes canais:

Nossos endereços: https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/enderecos/

E – Sisbravet: https://sistemasweb4.agricultura.gov.br/sisbravet/manterNotificacao!abrirFormInternet.action

Email: pesa@cda.sp.gov.br

Por Felipe Nunes

x