Facebook Twitter Youtube Flickr
06/10/2023

Integração - Reunião com corpo diretor da Defesa Agropecuária do MS é oportunidade para debater possíveis articulações

Atualizado em 23/11/2023 às 18h57


Reunião aconteceu na sede da SAA em São Paulo

Na tarde desta quinta-feira (5), durante visita da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul (IAGRO-MS) à sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP) através do seu corpo diretor, a coordenação da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) aproveitou a oportunidade e se reuniu com os colegas do estado vizinho para debater o cenário nacional e vislumbrar possíveis oportunidades conjuntas.

“A visita aconteceu por acaso, após o diretor-presidente da IAGRO entrar em contato com o nosso coordenador e avisar que estavam de passagem pela cidade de São Paulo. Diante de pessoas tão capacitadas e interessadas em discutir e avançar em assuntos de Defesa Agropecuária, não foi nenhuma surpresa o fato da reunião ter sido muito produtiva, com troca de conhecimentos e surgimento de novas ideias para serem levadas à discussão em âmbito nacional”, destacou a médica-veterinária Erika Ramos Mello, diretora do Departamento de Trânsito e Análise de Riscos (DETRAR) e que esteve presente na reunião.

Na ocasião, diversas pautas envolvendo ações de sanidade animal e vegetal integradas entre os estados, além de debates pontuais sobre problemas em comum, caso da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, que em São Paulo, já conta com 34 focos da doença e 56 aves silvestres positivadas.

Estiveram presentes, representando o órgão sul-mato-grossense, Daniel Ingold, diretor-presidente, Cristiano Moreira de Oliveira, diretor-adjunto, Robson dos Anjos, coordenador de inteligência e Marco Aurélio Guimarães, gerente de Controle e Operações.

“Foi uma valiosa oportunidade para tratarmos de perto, assuntos  que são de interesse nacional e que podem, em certa medida, beneficiar diversos setores da agricultura de ambos os estados”, comentou Luiz Henrique Barrochelo, médico-veterinário e coordenador da CDA.

Por Felipe Nunes

x