Representação - Defesa Agropecuária participa do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária
Barrochelo, coordenador da CDA, falou sobre as ações contra a Influenza Aviária
Foi realizada entre os dias 13 e 14, em Belo Horizonte (MG), a reunião dos membros do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), um encontro de representantes das defesas agropecuárias de todo o país. Na ocasião, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) esteve presente, representada pelo seu coordenador, Luiz Henrique Barrochelo e Erika Mello, diretora do Departamento de Trânsito e Análise de Riscos (DETRAR).
Este ano, o fórum deu destaque para o debate sobre a influenza aviária e a preparação dos Estados para o combate à doença e, também, à evolução do Plano Estratégico para suspensão da vacinação contra febre aftosa. Durante o primeiro dia de atividades, Barrochelo apresentou aos presentes as ações que estão sendo executadas em São Paulo após a detecção de um caso de influenza aviária em ave silvestre no município de Ubatuba no último dia 5. “Estamos sob vigilância e empenhados em manter o plantel avícola de São Paulo livre da doença, com a biosseguridade nas granjas comerciais em dia”, destacou o coordenador.
Além disso, representantes das defesas agropecuárias debateram pautas como a situação da logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos, a fiscalização do comércio ambulante de mudas e a inspeção de bebidas, entre outros.
“Além de ser uma oportunidade para apresentarmos os trabalhos que estão sendo desenvolvidos em São Paulo, o fórum é uma vitrine onde podemos conhecer outras referências que estão sendo colocadas em prática em todo o país”, comentou a diretora do DETRAR.
Defesa Agropecuárias de todo o país estiveram representadas
Por Felipe Nunes