22/06/2023

Representação - Engenheira agrônoma da Defesa Agropecuária é homenageada durante Prêmio Deusa Ceres

Atualizado em 22/06/2023 às 14h15

Maria Aparecida recebeu Prêmio Deusa Ceres por contribuições à sociedade

Realizado pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP), aconteceu na última terça-feira (21), na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SP) em São Paulo, a 51º edição da Cerimônia Deusa Ceres, tradicional premiação que homenageia os profissionais de agronomia que se destacaram em diversas áreas, contribuindo para o bem estar da sociedade. Na ocasião, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) foi homenageada através da Engenheira Agrônoma Maria Aparecida Gazzoli Sajovic Martins.

Nascida em Jaú, neta de cafeicultores, Maria Aparecida se sentiu estimulada desde cedo a estudar Agronomia. Formada pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp) de Botucatu, possui especialização, Latu Sensu, em Cafeicultura Empresarial e Produção de Sementes pela Universidade Federal de Lavras (Ufla).

A engenheira agrônoma em seu discurso após recebimento do prêmio

Em 1984, Maria Aparecida ingressou no serviço público como assistente agropecuário na Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), na Casa da Agricultura de Arealva. Trabalhou com Assistência Técnica e Extensão Rural em diversas culturas e participou da elaboração do Manual de Agrotóxicos e Afins: fiscalização do comércio, uso e destinação de embalagens vazias.

Já em 2000, Maria ingressa na Defesa Agropecuária como Assistente de Planejamento na Regional de Bauru, onde realizou trabalhos pioneiros na fiscalização de agrotóxicos e uso e conservação do solo agrícola em bacias hidrográficas (30 bacias hidrográficas reabilitadas e transformadas). Além disso, a homenageada dirigiu a regional da CDA em Bauru entre 2007 e 2013, se aposentando no ano seguinte.

Maria Aparecida (centro) ao lado dos colegas Ane Veronez e Oswaldo Julio Vischi

O prêmio destaca a homenageada como sendo a “Engenheira agrônoma que mudou a paisagem da região de Bauru de forma positiva, contribuindo de forma exemplar para o aumento da produção agropecuária, da sustentabilidade e a preservação dos mananciais”.