Facebook Twitter Youtube Flickr
28/06/2023

Sanidade Animal - Manual inédito lançado pelo MAPA valoriza as ações do Programa Estadual de Sanidade das Abelhas

Atualizado em 28/06/2023 às 09h01

No último dia 23, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) disponibilizou manual inédito sobre as doenças das abelhas, com informações sobre a cadeia produtiva, biologia, fisiologia, organização social das abelhas, materiais e equipamentos. São ainda, destaques do manual, temas ligados à saúde das abelhas, como boas práticas visando à identificação e controle de doenças, intoxicações e diagnóstico diferencial. “Conhecendo a biologia das abelhas e adotando boas práticas de manejo e produção, os produtores mantém enxames mais fortes e menos propensos ao desenvolvimento de doenças”, afirma Renata Taveira, médica veterinária da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) e gerente do Programa Estadual de Sanidade das Abelhas (PESAb).

O manual é uma ferramenta de extrema importância para fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva de criação de abelhas no Brasil, tanto de Apis (exóticas) quanto de nativas, atividade conhecida como meliponicultura.

Para Renata, o lançamento deste manual vem de encontro às ações de vigilância ativa adotadas pela Defesa Agropecuária em 2023 que envolvem colheita de material para diagnóstico laboratorial de doenças como cria pútrida americana (CPA) e europeia (CPE) e nosema, além de identificação de infestação de varroa e do pequeno besouro das colmeias nos apiários do Estado.

O manual pode ser baixado clicando aqui.

Ações do PESAb

Outras ações de educação sanitária continuam a ser desenvolvidas, como a que aconteceu no dia 22, ocasião em que Renata participou de uma reunião no município de Lençóis Paulistas na sede da Bracell, importante empresa de celulose junto a apicultores parceiros que mantém apiários nas florestas de eucalipto. Na ocasião foram discutidos assuntos relacionados à regularização e profissionalismo da atividade sendo esclarecidos os procedimentos de cadastro junto ao GEDAVE e emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) para o trânsito de colmeias, ajudando o Serviço Oficial na identificação de apicultores invasores, sujeitos à autuações e outras medidas legais cabíveis. Na reunião estavam presentes representantes de oito associações de apicultores parceiras da empresa, além de dois tenentes da Guarda Civil Municipal.

Por Felipe Nunes e Renata Taveira

x