Sanidade Animal - Secretaria da Agricultura e Abastecimento, através de coordenadorias, disponibiliza portal para abordar controle dos javalis
Lançamento aconteceu em encontro de secretários durante a Agrishow
Desenvolvido para ser um ambiente exclusivo para abordar as questões de controle e manejo do Javali, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP) através da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), lançou, nesta quinta-feira (4), durante a 28º edição da Agrishow, o hotsite https://www.agricultura.sp.gov.br/pt/web/hotsite-javali.
No portal, apresentação sobre a temática para quem ainda não conhece as necessidades sanitárias envolvendo a espécie, a legislação vigente para o controle populacional, transporte de carcaça, colheita de material biológico, downloads de materiais informativos, reportagens diversas, entre demais funcionalidades. Além disso, a partir do portal, a população paulista tem mais um canal para notificar a presença ou mortalidade de javalis e formulário para interesse de capacitações sanitárias.
A novidade foi fruto de uma reunião realizada em janeiro na SAA em São Paulo, onde diversos especialistas reuniram-se e verificaram a necessidade da criação de um canal específico para atender as demandas relacionadas ao crescimento desordenado da espécie que é considerada exótica, invasora e nociva no Brasil.
Ainda durante a feira, Coronel e Major da Polícia Militar Ambiental estiveram no gabinete da CDA para organização de possível plano de trabalho entre as instituições para maior alcance das ações de controle da espécie
“É uma problemática que está afetando quase todo o Estado de São Paulo, uma vez que a espécie causa prejuízos ambientais e econômicos, além de riscos sanitários de importância para a saúde pública e também para a produção pecuária paulista. Esperamos que a partir desse novo canal, o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela SSA a partir da CDA, ganhe ainda mais força para seguirmos mantendo o agro paulista saudável e sustentável”, comenta Artur Felício, médico-veterinário e gerente do Programa Estadual Suídea (PESS).
“O fale conosco é o meio oficial de comunicação entre a Secretaria de Agricultura e a comunidade e é a partir dele que conseguimos efetuar as ações que visam a saúde pública”, acrescentou o gerente.
Por Felipe Nunes