26/06/2023

Sanidade Vegetal - Força tarefa da CDA verifica uso de agrotóxicos na região de São Carlos

Atualizado em 26/06/2023

Força tarefa esteve por diversas propriedades no munícipio de São Carlos

Entre os dias 19 e 22, a equipe de Engenheiros Agrônomos da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), composta por Alessandro Marcus Minguili, agente de apoio agropecuário, da CDA Regional de Bauru, Fábio José Bengozi, gerente do Programa Estadual do Uso de Agrotóxicos e Afins, Luciano de Aquino Melo, diretor técnico de divisão da CDA Regional de Araraquara e Marcelo Agostini Zonta, assistente técnico da CDA Regional de Bauru, realizou uma força tarefa de fiscalização do uso de agrotóxicos em propriedades rurais do município de São Carlos.

A ação objetivou o atendimento a uma manifestação protocolada por representante da Câmara de Vereadores de São Carlos, a qual contemplava o relato da aplicação irregular de agrotóxicos, em torno de um loteamento de chácaras, a qual vinha desatendendo a previsão legal vigente.

Na fiscalização foram percorridas as propriedades dentro e em torno do loteamento, que faziam o uso da aplicação terrestre de agrotóxicos. Desta forma foi conferida a utilização dos produtos, o armazenamento, a destinação das embalagens vazias e o uso de equipamento de proteção individual (EPI).

Para fiscalização da aplicação aérea foram geradas notificações aos detentores de áreas limítrofes, que fazem o uso desta tecnologia, para apresentação de inerente documentação. De acordo com Fábio Bengozi "A concretização da ação com a correção dos possíveis desvios de conduta, se torna de suma importância e é o que é esperado por toda sociedade civil.".

Palestra

Já no dia 23, Bengozi e Zonta representaram a CDA dentro da programação da 28º Hortitec, realizada em Holambra. Na ocasião, os agrônomos abordaram o armazenamento de agrotóxicos em propriedades rurais. “É um assunto polêmico, que causa debate entre vários setores da sociedade, mas nós, enquanto órgão fiscalizador que preza pela sustentabilidade do agronegócio paulista, entendemos que os agrotóxicos são insumos legais que podem auxiliar o produtor”, disse Bengozi ao iniciar a palestra.

Na sexta, ações encerraram-se com palestra durante a 28º Hortitec

Durante a palestra, os agrônomos tiveram a oportunidade de abordar junto aos participantes, questões como utilização de equipamento de proteção individual (EPI’s), aplicação, devolução de embalagens vazias e armazenamento de agrotóxicos. “Para nós não importa a nomenclatura que queiram dar, se defensivo, se agrotóxicos, nossa preocupação é como esse produto está chegando e como o agricultor faz uso dele”, destacou Zonta.

Por Felipe Nunes e Luciano Melo