24/03/2023

Sanidade Vegetal - MAPA realiza auditoria para verificar os critérios e procedimentos de mitigação de risco ao cancro cítrico na cadeia de citros do Estado de São Paulo

Atualizado em 24/03/2023 às 09h42

Ações em campo já passaram pelas regionais de Mogi Mirim, Catanduva, São José do Rio Preto e Jales

Com o objetivo de verificar a situação atual do Estado de São Paulo em relação à adoção do status fitossanitário de área sob Sistema de Mitigação de Riscos (SMR) para Cancro Cítrico, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) iniciou na última segunda-feira (20), auditoria nos processos implementados pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), para assegurar a referida condição fitossanitária. A ação, intitulada de “AudiFito”,  acontece até a próxima sexta-feira (24), inclusive com atividades em campo.

Até o momento, já foram auditadas propriedades nas regionais de Mogi Mirim, Catanduva, São José do Rio Preto e Andradina. Barretos e Jales também estão na lista das regionais que receberão a auditoria até o fim da semana.

Na segunda-feira (20), integrantes do MAPA reuniram-se com o corpo técnico da CDA em Campinas para dar início às atividades. Na ocasião, Marcus Prates, auditor supervisor e chefe do Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) do MAPA, explicou que durante a ação, seria verificado o cumprimento das exigências previstas na Instrução Normativa MAPA 21/2018.

Reunião na sede da CDA, na segunda-feira (20) deu início à auditoria

O relatório preliminar deve ficar pronto em até 60 dias e a CDA tem mais 30 dias para apresentar comentários. Para um eventual plano de ações corretivas, caso haja necessidade, o prazo para apresentação é até 22 de junho. O relatório final está previsto para ser divulgado em 7 de julho.

“A auditoria é uma ferramenta importante que nos permite aprimorar nossos processos enquanto Coordenadoria de Defesa Agropecuária, além de nos dar maior segurança para receber a Missão da Comunidade Européia agora no meio do ano”, ressalta Alexandre Paloschi, engenheiro agrônomo e diretor do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Vegetal (DDSIV).

Paloschi acompanhou equipes auditoras em ações em campo

Treinamento

Entre os dias 6 e 10 de março, a CDA realizou, em Jaboticabal, capacitação interna para 70 agentes fiscalizadores de 37 das 40 regionais. Ao todo, os servidores fiscalizaram 50 propriedades e sete Unidades de Consolidação (UC’s) para verificação do cumprimento das medidas de SMR.

Treinamento aconteceu uma semana antes da atividade do órgão federal

Das auditorias realizadas pela CDA, foram encontradas não conformidades em duas propriedades, onde os Responsáveis Técnicos pela certificação fitossanitária de origem destas propriedades foram convocados para a realização de uma reciclagem a respeito das legislações vigentes a respeito do controle da praga.